4 truques para deixar seu apartamento mais fresco no verãoBlog

O calor acaba com a nossa disposição no dia a dia, ficando mais difícil de realizar tarefas simples e até mesmo dormir durante a noite. Ar condicionado e ventilador são muito utilizados durante o verão, mas acabam extrapolando a conta de energia. Por outro lado, existem alternativas mais simples e econêmicas para manter o seu apartamento fresquinho, mesmo durante os dias mais abafados. Reunimos abaixo quatro truques fáceis para reduzir a temperatura no seu lar, sem gastar quase nada. Confira!

Troque as lâmpadas

As lâmpadas incandescentes transformam toda energia elétrica que absorvem em calor. Por isso, além de pesarem mais no bolso no fim do mês, elas contribuem para que o ambiente fique ainda mais quente. A solução é trocá-las por lâmpadas LED ou fluorescentes. Como usam uma tecnologia mais eficiente, perdem menos energia em forma de calor. Estas opções inicialmente custam um pouco mais, porém consomem menos e duram mais tempo!

apartamento no verão

 

Deixe um espelho d’água

Uma outra dica para refrescar o apartamento nos dias de calor é deixar bacias com água em lugares estratégicos, como de baixo da cama, para evitar acidentes. O líquido evapora, deixando o ar mais úmido e tornando a respiração mais confortável.

Caso despeje a água em um recipiente simples, recomendamos trocar a água diariamente para não transformá-la em um criadouro do mosquito da dengue. Porém, existem formas mais sofisticadas e bonitas de deixar um espelho d’água no seu apartamento. Uma boa alternativa é comprar pequenas fontes movidas à eletricidade. Além de amenizarem o calor, elas criam uma ótima atmosfera no ambiente, promovendo relaxamento dos moradores.

apartamento no verão

 

Crie um cantinho verde

As plantas também mantêm o ambiente úmido e ajudam diminuir a temperatura interna. Isso porque, ao serem regadas, transpiram o excesso d’água que sobra depois da fotossíntese. O ideal é criar uma única área verde com várias plantas. Contudo, se lhe faltar espaço, espalhar pequenos vasos pelos cômodos do apartamento funciona da mesma forma.

Flores e mudas de temperos, que normalmente são usadas para decoração, também são bem-vindas. Dessa maneira, além do frescor, o lar se enche de charme! Outra opção interessante é usar plantas que vivem apenas com água (sem terra), como o singônio. Assim, o vaso também funcionará como espelho d’água. Neste caso, lembre-se de preencher com pedrinhas decorativas e gel especial para jardinagem. Assim, evita criadouros de mosquito da dengue.

apartamento no verão

 

Priorize tecidos finos e claros

Durante o verão, guarde no armário todos os tecidos mais escuros, grossos, pesados e felpudos. Acontece que estes elementos retem calor só de estarem presentes nos cômodos do apartamento. No lugar, deixe tecidos mais leves e de fibras naturais. Esta regra vale tanto para a roupa de cama, quanto para cortinas, tapetes, almofadas e demais itens decorativos.

As cores da parede também podem influenciar na temperatura intera do lugar. Portanto, caso necessário, pinte de tonalidades claras e pastéis. Livre-se também de sofás revestidos de couro, veludo ou camurça.

apartamento no verão

 

 

Gostou destas dicas? Mesmo sendo bem simples, elas podem melhorar muito a qualidade de vida e conforto no seu apartamento, sem ter que gastar com ar condicionado. Se você tiver mais alguma sugestão, deixe nos comentários!