Como escolher um apartamento? Descubra agora e evite arrependimentos!

Chegou o tão sonhado momento de comprar sua casa própria. Essa é uma etapa da vida cheia de emoção e muita vontade de comemorar. Mesmo assim, é preciso manter os pés no chão e saber como escolher um apartamento de forma certeira. Optar pelo imóvel ideal faz com que tudo saia conforme o planejado e ainda atende às necessidades da sua família.

Mas o que levar em conta na hora de fazer uma escolha tão importante? Se você tem essa dúvida e não sabe por onde começar, pode ficar tranquilo. Preparamos esse post com todos os detalhes a que você deve ficar atento para evitar arrependimentos e garantir a escolha de um bom patrimônio.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o post e prepare-se para a mudança!

Analise as necessidades da sua família

Independentemente de você querer um imóvel para morar sozinho ou com a família, é ideal listar as necessidades dos moradores para saber como escolher um apartamento. Procure traçar um perfil e veja qual o tipo de imóvel que será melhor aproveitado por vocês.

Avalie se vocês se beneficiarão de imóveis mais novos e que contam com áreas de lazer. Os condomínios clube, por exemplo, dispõem de diversas facilidades, como piscinas, áreas gourmets, churrasqueiras e outros espaços que economizam e trazem comodidade ao dia a dia. Existem opções no mercado com preços bastante convidativos, o que pode ajudar você na hora de comprar e escolher o apartamento.

Analise, ainda, o número de cômodos necessários para que sua família more com conforto e para que não escolha uma unidade com metragem insuficiente.

como-escolher-um-apartamento-confortável

Escolha a localização do apartamento

Um aspecto que impacta diretamente na vida de uma família é a localização da moradia. Para não errar na escolha, é ideal que sejam avaliados os locais de trabalho e da escola das crianças, se for o caso. Faça o possível para passar o menor tempo possível no trânsito.

Veja também se o bairro do apartamento de seu interesse tem infraestrutura básica de serviços públicos, como iluminação e transporte. Para facilitar a vida, o ideal é que a região conte com estabelecimentos que facilitem sua vida, como farmácias, hospitais, supermercados, padarias, shopping centers, entre outros.

Outro fator importante para saber como escolher um apartamento é avaliar se vocês preferem áreas mais calmas ou mais badaladas. Em geral, apartamentos em regiões mais afastadas custam menos e, de quebra, oferecem mais sossego na rotina familiar. Não se esqueça, somente, de não restringir sua preferência a um único bairro. Ser flexível facilita a compra do apartamento.

Avalie a segurança do condomínio

Não adianta: a segurança é a maior preocupação dos brasileiros hoje em dia. Os altos índices de criminalidade trazem a sensação de se estar sempre vulnerável, por isso, o ideal é se sentir seguro dentro do próprio lar. Para se sentir tranquilo, verifique todos os itens de proteção que o condomínio oferece aos moradores.

Embora esses empreendimentos sejam, de fato, mais seguros, é imprescindível que você verifique se há câmeras de segurança e controle de acesso à área interna do condomínio. Os funcionários também devem ser treinados e de confiança para que se tornem aliados dos moradores no dia a dia.

A segurança do bairro deve contribuir para que você se sinta confortável, por isso, avalie se as ruas são bem iluminadas e pesquise sobre a criminalidade da região. Essas observações podem ser determinantes na hora de escolher seu apartamento.

Observe a incidência de luz solar

Para saber como escolher um apartamento é essencial ficar atento à incidência de luz natural. Mesmo assim, muitos se esquecem desse fator, que além de arejar a casa ainda pode ser um diferencial na economia e no consumo de energia elétrica.

Quando apartamentos não recebem luz solar, tendem a ser frios e úmidos. Isso favorece o aparecimento de bolores e ainda podem afetar a saúde dos moradores, principalmente durante o inverno. Para evitar esses problemas, procure um apartamento com face leste, que garante que o sol entre na sua casa na parte da manhã.

como-escolher-um-apartamento-corretamente

Veja se os quartos são bem iluminados e se mantêm a temperatura durante o dia, evitando o uso de eletrodomésticos e também não tornando necessário o acionamento da luz elétrica em plena luz do dia.

Procure uma construtora de confiança

Se você quer garantir uma transação tranquila, segura e sem arrependimentos, o ideal é fazer negócio com construtoras de confiança e boa reputação no mercado. Essas empresas possuem profissionais especializados no assunto, fazendo com que você se sinta acolhido e tenha a quem recorrer no caso de dúvidas.

É importante pesquisar por empresas sólidas e que ofereçam unidades habitacionais modernas, seguras e com ótimo acabamento. Procure avaliar a qualidade dos apartamentos e pergunte aos amigos e conhecidos sobre as negociações já realizadas com a construtora.

Lembre-se que, por mais prazeroso que seja, este momento também é bastante burocrático, principalmente para quem não está habituado aos processos do setor. Construtoras oferecem todo apoio nesta hora, agilizando os processos e dando suporte aos compradores.

E agora? Já sabe como escolher um apartamento? Sente-se mais seguro para dar mais esse passo na sua vida pessoal? Então comece a pesquisar agora mesmo qual será seu novo lar. Nós da Fontanive somos uma construtora em Curitiba que trabalha de forma sólida e criteriosa. Além disso, temos diversas opções de apartamentos com áreas de lazer, acabamento de primeira e toda a segurança que sua família merece.

Entre em contato com a gente e confira as nossas opções!

 

 

Quer encontrar o seu apartamento ideal?

Preencha com os seus dados que a gente ajuda você.