Blog sobre mercado imobiliário, dicas de decoração, informações sobre financiamento de imóveis e muito mais. Confira!
Comprar um apartamento na planta pode ser o melhor negócio para quem deseja realizar o sonho da casa própria. Mas, se você chegou até aqui é porque ainda tem dúvidas sobre este tipo de investimento, não é?
E você está certo, afinal, existem várias questões que não são explicitadas quando o assunto é apartamento na planta. Pensando nisso, resolvemos trazer à tona alguns pontos importantes para sua tomada de decisão.
No post de hoje, a Fontanive vai te dar algumas dicas sobre como: onde e por que comprar um apartamento na planta. Então, abra o bloquinho de anotações e vamos lá.
Como bem sabemos, o ponto mais sensível na hora de buscar um imóvel é o preço. Mas, antes de falarmos do investimento em um apartamento na planta é importante que você reflita sobre a diferença entre preço e valor.
O preço muitas vezes acaba sendo assustador porque não conseguimos reconhecer o valor de determinado objeto. Por exemplo, escolher um imóvel próximo da escola do seu filho ou filha pode parecer caro.
Mas, qual é o valor de proporcionar a eles a chance de manter as boas amizades que já conquistaram? Em vez de terem que mudar de escola porque os pais mudaram de casa?
Talvez, o preço do imóvel esteja mais barato no bairro ao lado, mas quanto vai custar o transporte ou a locomoção até a escola? Outro ponto é a segurança. Você se sentiria seguro se seu filho pegasse transporte público?
É claro que existem outros exemplos para diferenciarmos preço de valor, como as comodidades de um condomínio, a tranquilidade em não precisar fazer muitas manutenções em um imóvel alto padrão, o layout, a vaga de garagem coberta, enfim, tantas coisas.
O mais importante é que você analise o investimento de um imóvel considerando também aquilo que realmente tem valor para você. É segurança? É proximidade? São áreas de lazer? Quando chegar nessas respostas o preço já não parecerá tão assustador.
Normalmente, o investimento inicial de um apartamento na planta gira em torno de 20% do total do projeto, sendo que os 80% restantes você pode negociar com a construtora.
Mas, ao pensar em comprar um apartamento na planta, você precisa ter em mente que está lançando um dinheiro no futuro. É como investir na bolsa de valores, o dinheiro que você investe pode aumentar no futuro, ou diminuir, dependendo do risco.
No entanto, quando falamos de investir em um apartamento na planta, os riscos são bem menores do que o da Bolsa de Valores, obviamente, por isso, acaba sendo um ótimo negócio para quem tem condições de comprar.
O que queremos dizer é que ao injetar dinheiro em um apartamento na planta você está entrando como um investidor em um projeto de uma construtora. E, por mais que seja um investimento de segurança, isso requer também alguns cuidados. Vamos elencar alguns:
Um dos primeiros pontos a ser observado é o histórico da construtora. Conheça os imóveis que já foram construídos. Perguntas que podem orientar sua investigação:
Essas e outras perguntas podem nortear sua decisão. Lembre-se que você está investindo um dinheiro no futuro, em algo que ainda não foi construído.
A Fontanive é uma das construtoras mais tradicionais da cidade de Curitiba. Já foram entregues mais de 20 empreendimentos em mais de 20 anos de existência. Se você quer acertar na hora de investir em um apartamento na planta fale com um dos nossos consultores.
Uma das taxas cobradas de forma indevida de compradores de apartamento na planta desavisados é a SATI (Serviço de Assessoria Técnica Imobiliária).
Algumas construtoras cobram uma porcentagem do valor do imóvel contabilizando honorários de seus próprios advogados para fazerem os serviços de documentação. Mas, o correto é que a taxa SATI não seja imposta como uma condição para o fechamento do negócio.
Ou seja, a taxa SATI é opcional para o comprador que, por sua vez, pode contratar seus próprios advogados para realizar a tramitação dos documentos necessários para a aquisição do empreendimento.
Uma prática ilegal que já foi levada a juízo em última instância é a taxa de corretagem que também muita vezes é inserida no contrato de compra e venda, mas não informada com detalhes.
O ministro Paulo de Tarso Sanseverino diz que a celeridade da informação não revela inobservância do dever de informar. Ou seja, o ministro da 3ª Turma do STJ, define que:
“o que realmente importa para a aplicação da tese firmada no Tema 938 é verificar se a comissão de corretagem não foi escamoteada na fase pré-contratual, como se estivesse embutida no preço, para depois ser cobrada como um valor adicional, gerando aumento indevido do preço total”.
E, por fim, outro comportamento que, às vezes é visto sendo praticado, é a cobrança de taxa de condomínio ou IPTU antes da entrega das chaves.
Ter a possibilidade de alterar o layout é uma das vantagens ao comprar seu apartamento na planta, mas para isso funcionar você precisa dispor de tempo e energia suficiente para acompanhar a obra.
Muitos empreendimentos contam com inúmeras unidades e talvez as mudanças que você gostaria de fazer podem não ser observadas pelo time da construção.
Por isso, um dos cuidados é estar atento aos comunicados da construtora e ser um investidor presente na construção, acompanhando junto aos responsáveis as etapas da obra.
A construtora Fontanive zela pela transparência, pelo respeito e pelo cuidado, por isso, criamos protocolos e procedimentos para manter todos os nossos clientes informados sobre o andamento da obra. Se depois de ler esse post você se vê mais preparado para investir em um apartamento na planta entre em contato com nossos consultores e venha conhecer seu novo lar.
Deixe seu comentário