Blog

Blog sobre mercado imobiliário, dicas de decoração, informações sobre financiamento de imóveis e muito mais. Confira!

Apartamentos pequenos: dicas incríveis para ganhar mais espaço

Apartamentos pequenos: dicas incríveis para ganhar mais espaço

Quando falamos de apartamentos pequenos, sabemos que conseguir espaço pode ser um desafio e tanto. Existem algumas maneiras de otimizar os ambientes ou mesmo transmitir uma sensação de amplitude. Hoje trouxemos algumas dicas valiosas para te ajudar a ter um apartamento mais espaçoso e claro, confortável. Ficou curioso? Então continue acompanhando o post. Vamos lá?

Como comprar um apartamento?

Se você ainda está em busca de um imóvel, saiba que esta escolha pode influenciar muito na hora de otimizar o espaço. Caso esteja em busca de apartamentos pequenos com o intuito de ganhar mais espaço, vale a pena considerar alguns pontos. Confira.

Antes de pesquisar um apartamento para comprar, pense em quais ambientes da casa você costuma passar mais tempo. Um banheiro espaçoso não seria tão útil quanto uma cozinha, por exemplo. Se passar um tempo assistindo televisão é algo que você faz com frequência, ou costuma receber visitas e deseja poder acolhê-las bem, optar por uma sala que possa acomodar um sofá grande e confortável é algo a ser pensado.

apartamentos-pequenos-sala

Se você ainda não sabe como comprar um apartamento que possa ser bem otimizado, outros dois pontos que não devem passar despercebidos são a iluminação e ventilação. Imóveis que utilizam vitrôs ou venezianas por exemplo, podem perder um pouco no quesito ventilação. É preciso tentar aproveitar ao máximo a iluminação natural da janela, pois assim além de aliviar a sensação de ambiente pequeno, você evita acender as luzes durante o dia e elevar os gastos com energia. Está procurando um apartamento para comprar e gostaria de economizar nessa hora? Temos aqui o post ideal para te ajudar. Não deixe de conferir.

Confira a seguir algumas dicas infalíveis para ganhar espaço no ambiente. Acompanhe.

Como otimizar espaço em apartamentos pequenos?

Então você já possui um imóvel e está passando por um dos maiores dramas dos apartamentos pequenos: a falta de espaço. Sabemos que conseguir otimizar os ambientes pode ser um tanto complicado, mas estamos aqui hoje para te ajudar nesta tarefa.

Trouxemos neste post algumas dicas incríveis para você conseguir ganhar espaço no seu apartamento pequeno decorado. Confira.

Invista em espelhos

Sem dúvidas eles parecem fazer mágica quando o assunto é aumentar o espaço. Quanto maior o tamanho do espelho, maior a sensação de amplitude no ambiente. Se puder invista em uma parede espelhada, trazendo assim a sensação de que há uma continuação do cômodo, além de ser uma ótima aliada para a decoração.

apartamentos-pequenos

Se não for possível, tente optar por uma faixa de espelho posicionada na altura dos olhos, ou próxima a uma janela. Outro ponto positivo deste item é que ele tem a capacidade de refletir a luz. Colocar um bom espelho de frente para a janela deixará seu ambiente mais espaçoso e iluminado.

Ambientes bem iluminados

Já que estamos falando de iluminação, é importante saber que ela também é ótima para transmitir uma sensação de maior espaço. Tente aproveitar ao máximo as janelas do seu apartamento pequeno decorado, e evite colocar perto delas móveis grandes e altos que possam bloquear a luz natural. Cortinas finas e claras também são uma boa opção para deixar o ambiente mais leve e iluminado.

apartamentos-pequenos-janela

Além dos espelhos, as paredes, pisos e móveis podem contribuir, ou mesmo atrapalhar neste quesito. É importante equilibrar a decoração do apartamento, mas quando puder opte por cores claras. Elas também possuem a capacidade de refletir a luz, proporcionando uma sensação de amplitude.

Utilize as paredes a seu favor

Como tocamos no assunto paredes, não é somente nas cores que elas podem ajudar. Quando não possuímos muito espaço horizontal, podemos procurar uma solução vertical. Armários suspensos são uma boa opção para quem tem um apartamento pequeno decorado. Se você possui um espaço vago na parede em um lugar que não atrapalhe a circulação, um armário ali pode ser ótimo para guardar coisas.

apartamentos-pequenos-parede

Nichos e prateleiras também podem ajudar, tanto na organização e otimização de espaço, quanto na decoração do ambiente.

Os móveis podem ajudar

Como falamos anteriormente, investir em móveis de cores claras pode ajudar na iluminação de apartamentos pequenos. Além disso a escolha da mobília correta pode ser muito útil. Móveis planejados são feitos sob medida para o apartamento e suas necessidades, podendo ter uma quantidade de prateleiras e gavetas por exemplo, que ajudarão melhor você.

apartamentos-pequenos-cama-bau

Além do mais optar por móveis como bancos e camas baú irão te dar mais espaço para guardar coisas que não são usadas frequentemente.

Elimine itens desnecessários

Você sofre com coisas acumuladas em casa, e não sabe onde colocá-las? Talvez uma das soluções seja desapegar de algumas delas. Uma estante de chão pode ocupar mais espaço do que prateleiras suspensas por exemplo. Ter um sofá cama ou retrátil também pode ser uma ótima solução para receber visitas, evitando assim uma cama extra sem utilização na maior parte do tempo.

Gostou do post? Continue acompanhando o blog para mais dicas e informações.

Deixe seu comentário

Posts relacionados

Decoração de quarto: inspirações e tendências para 2021

Decoração de quarto: inspirações e tendências para 2021

26/07/2021 Leia agora Seta
Espelho para banheiro: 5 modelos e inspirações para a sua casa

Espelho para banheiro: 5 modelos e inspirações para a sua casa

05/07/2021 Leia agora Seta