Blog

Blog sobre mercado imobiliário, dicas de decoração, informações sobre financiamento de imóveis e muito mais. Confira!

Como funciona o mercado imobiliário? Entenda agora

Como funciona o mercado imobiliário? Entenda agora

Certamente você já ouviu falar sobre o mercado de imóveis e todo o capital que este ramo movimenta, correto? Mas afinal, o que é e como funciona o mercado imobiliário? Apesar de parecer algo complexo, entender mais sobre este negócio pode ser mais simples do que você imagina.

Encontramos muito à respeito deste assunto na internet e em outros meios de comunicação, mas hoje vamos te explicar o que é mercado imobiliário de uma maneira simples e direta. Ficou curioso? Então continue a leitura e entenda como funciona este setor.

O que é mercado imobiliário?

Este é um assunto muito falado em diferentes mídias, mas o que é mercado imobiliário? Por que pode ser importante para você conhecê-lo e entender como as coisas funcionam neste meio?

Este setor é baseado na compra e venda de imóveis. O dinheiro utilizado para este fim é o que movimenta o que chamamos de mercado imobiliário, ou seja o meio onde se comercializam imóveis. Este é um dos ramos que mais cresce no Brasil e no mundo, sendo um dos mais promissores para quem deseja investir (falaremos sobre investimentos mais adiante).

Se você não pretende investir dinheiro neste setor, mas planeja comprar um imóvel para uso próprio, entender como funciona o mercado imobiliário também deveria ser um assunto do seu interesse.

como-funciona-o-mercado-imobiliario-no-brasil

Podemos analisar e procurar entender como funciona o mercado imobiliário de dois pontos de vista diferentes: de quem vende imóveis e de quem compra imóveis.

Falando primeiramente de quem vende imóveis, podemos dizer que a atividade é baseada em oferta e demanda. Um cenário comum é a demanda ser maior do que a oferta em um lugar. Isso acontece quando as pessoas começam a buscar um tipo de imóvel específico em determinada região. Com isso as construtoras e imobiliárias começam a lançar e procurar por empreendimentos neste estilo nesta mesma região, procurando atender essa demanda.

Mas olhando agora para o outro ponto de vista, o mercado funciona da mesma forma para aqueles que compram imóveis? Descubra no tópico a seguir.

Como funciona o mercado imobiliário?

Partindo para o outro lado deste setor, chegou a hora de descobrir como funciona o mercado imobiliário para as pessoas que decidem comprar imóveis. Este segmento pode ser subdividido em mais duas categorias: o mercado imobiliário de quem compra imóveis para morar e de quem compra para investir. Confira.

Comprar imóvel para morar

Quando falamos sobre o mercado imobiliário, grande parte das pessoas pensam que não é um assunto de seu interesse, já que pretendem comprar um imóvel apenas para morar. É aí que elas se enganam. Se você está em busca de uma casa ou apartamento para morar e chamar de seu, é muito importante saber como funciona o mercado imobiliário.

É preciso estar sempre atento às construtoras e imobiliárias que você entra em contato antes de fechar negócio. Muitas empresas agem de má fé ou não são totalmente sinceras com os clientes. Lembre-se que por lei todas as características do imóvel devem ser mostradas ao cliente antes da compra, inclusive as negativas.

Por isso é importante que você entenda sobre o mercado de imóveis e como ele anda na região que você deseja morar. Quanto mais souber acerca do assunto, menores as chances de cair em mentiras ou fechar um mau negócio.

Mas você já pensou em comprar um imóvel para investir?

Comprar imóvel para investir

Nem todos sabem, mas o mercado imobiliário no Brasil está em um momento de expansão, se tornando ainda mais promissor quando o assunto é investimento. Por isso essa pode ser uma ótima opção para quem pretende aumentar os lucros.

É cada vez maior o número de pessoas que decidem comprar um imóvel para investir, visando o retorno financeiro à médio e longo prazo. Pensando por esse lado, se você nunca fez isso, pode ser interessante aproveitar as oportunidades da sua cidade e dar o primeiro passo como investidor no mercado imobiliário. Mas é claro, para que isso possa dar certo é importante entender como funciona o mercado imobiliário para quem pretende adquirir um imóvel com esse objetivo.

como-funciona-o-mercado-imobiliario-para-investir

O passo mais importante, antes mesmo de entrar nesse meio de investidores, é aprofundar seus conhecimentos no mercado imobiliário. Estude como andam as ofertas e demandas na sua região e analise se vale mais a pena comprar um imóvel na planta ou pronto para morar, por exemplo.

Entender a fundo como funciona o mercado imobiliário é um processo que exige muito estudo e atenção. Continue sempre de olho nos empreendimentos desejados na sua região e procure fazer o melhor negócio, evitando arrependimentos ou mesmo cair em golpes.

Deseja comprar um imóvel para morar ou investir? Não deixe de nos contar aqui embaixo qual é o seu objetivo e por que é importante para você entender como funciona o mercado imobiliário. Nos acompanhe também no Facebook e Instagram. Até mais!

Deixe seu comentário

Posts relacionados

Apartamento com Piscina, vale a pena?

Apartamento com Piscina, vale a pena?

18/10/2021 Leia agora Seta
Morar na praia é muito caro? 5 capitais brasileiras!

Morar na praia é muito caro? 5 capitais brasileiras!

04/10/2021 Leia agora Seta