Blog sobre mercado imobiliário, dicas de decoração, informações sobre financiamento de imóveis e muito mais. Confira!
O estilo retrô tem cada vez mais adeptos no mundo. A ideia é utilizar referências que remetem às décadas de 1950 e 1960 na moda, no design, nos filmes, na música e na arte. A força do movimento é tão grande que, hoje, até a decoração das casas, escritórios e comércios seguem a tendência. Na cozinha é onde as referências mais se fazem presente, mas nem todos sabem que é possível montar e criar uma cozinha retrô, mesmo que você tenha apartamento pequeno.
A boa notícia é que a indústria aproveitou a onda e criou eletrodomésticos lindos, com design arredondado e que remetem aos aparelhos utilizados antigamente. Isso facilita muito na hora de decorar, mas pode exigir um investimento grande. Para que você não gaste muito e não precise trocar tudo o que tem na sua casa, criamos esse post com dicas fáceis e práticas para você gastar menos e deixar sua casa do jeito que você quer.
Quer aprender como ter uma cozinha retrô bonita, fácil de fazer e sem exigir muito do seu bolso? Continue a leitura e transforme sua casa!
Como antigamente o homem raramente entrava em uma cozinha, as cores que dominavam as casas e apartamentos novos ou usados eram as de tons pastel. Azul Tiffany, amarelo, verde-água e rosa claro eram tendências, tanto nos eletrodomésticos, quanto nas cortinas e tapetes.
Nos anos 1970, no entanto, era comum o uso da combinação entre vermelho, amarelo e laranja. Essas cores apareciam nos lustres, nos armários e também nos tapetes.
Ter essas cores na sua cozinha é o primeiro passo para você criar sua cozinha retrô. Você pode pintar as paredes e incluir as cores em eletrodomésticos, panos de prato, jogo de jantar, talheres e cadeiras.
Você já viu as opções de eletrodomésticos retrô que existem no mercado? São inúmeras! Geladeiras que parecem ter vindo do tempo das nossas avós e batedeiras incríveis que nos remetem à infância estão à disposição nas maiores lojas do país. O problema é que, em geral, esses produtos costumam custar mais caro do que os convencionais. Para driblar esse problema, a dica é você pintar seus aparelhos.
Sim! É possível você mudar a cor do seu fogão, geladeira, micro-ondas e batedeira de forma bem fácil e barata. Você só precisa colocar seu equipamento em uma área externa e aplicar a tinta spray de sua cor preferida.
Lembre-se de proteger botões e outros detalhes para que tudo fique com um bom acabamento. Se preferir, utilize uma lixa profissional antes de aplicar a tinta para que a cobertura fique mais uniforme e seja mais duradoura.
Você já reparou que as cozinhas de 50 anos atrás tinham outros tipos de piso e azulejos? Antes, havia muita estampa colorida nas paredes das cozinhas, mas o maior clássico de todos continua sendo o piso quadriculado em branco e preto.
Para que você transforme sua cozinha, pode utilizar piso emborrachado, piso vinílico e até utilizar tinta para o tipo de revestimento que você já tem. Você só precisa usar uma trena para medir e limitar os quadrados e aplicar a tinta.
Na parede, aposte em azulejos com as cores citadas acima ou com estampas florais, que eram muito comuns à época. Se achar muito trabalhoso, aposte em adesivos para azulejos. Azulejos transformam sua decoração, são baratos e mudam totalmente o ar da sua cozinha, deixando-a mais descontraída, com ar moderno e sem quebra-quebra. É o sonho de qualquer um!
É indispensável usar acessórios retrô para deixar sua cozinha como eram as das nossas avós. Invista em bules, xícaras e chaleiras com design da época ou garimpe um exemplar nas feiras e lojas de antiguidade. Pinguins em cima da geladeira, estampa de poá (bolinhas) e filtros de barro também são muitos bem vindos para conseguir o aspecto desejado.
Outra dica é você utilizar banquetas dos anos 1970 e cadeiras Eiffel, hoje muito populares nas principais lojas do país. Se preferir, pesquise sobre o que era tendência na época, lance mão de algumas ferramentas para marcenaria e crie móveis móveis DIY. Desta forma, além de você conseguir uma cozinha linda, também terá um cômodo com móveis exclusivos.
Para finalizar, não deixe de manter a harmonia na decoração da cozinha. Se utilizar paredes e pisos muito chamativos, aposte em mobiliário branco para criar equilíbrio.
Caso sua cozinha seja toda branca, aposte em pontos específicos de cores e de descontração. A ideia, aqui, é deixar o ambiente alegre, mesmo que ele pareça muito claro e sóbrio.
Viu como é possível ter uma cozinha retrô sem gastar muito e, de quebra, se divertindo? Então compartilhe esse post em suas redes sociais e mostre as dicas para outras pessoas que curtem esse universo!
Deixe seu comentário