Blog

Blog sobre mercado imobiliário, dicas de decoração, informações sobre financiamento de imóveis e muito mais. Confira!

Morar em Curitiba: uma ótima opção para viver

Morar em Curitiba: uma ótima opção para viver

Pensando em morar em Curitiba? Conheça a capital brasileira referência em saúde, transporte público e infraestrutura. 

Morar em Curitiba é conviver com a elegância, temperatura e charmosidade européia.

Afinal, não é de hoje que Curitiba é comparada com cidades como Londres e Coimbra, por exemplo. 

E, para além disso, as cidades de Himeji (Japão), Hanghzou (China), Guadalajara (México), Columbus (EUA) e Akureyri (Islândia) já foram consideradas cidades irmãs de Curitiba. 

Curitiba é considerada uma das cidades mais felizes do país. O levantamento feito pela Revista Bula aponta Curitiba como uma das 26 Cidades mais felizes do Brasil em 2020

Na pesquisa, foram considerados dados sobre educação, saúde, emprego, saneamento básico, renda, longevidade e segurança pública.

Todos baseados no  Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), divulgado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon.

Curitiba, a cidade modelo

Curitiba conta com, aproximadamente, 1,765 milhão de habitantes distribuídos nos seus 75 bairros. São 14 cidades periféricas que se desenvolvem passo a passo com a capital.

Seu clima ameno, inclinado ao frio, deixa a cidade charmosa no inverno e muito florida na primavera. Casacos, moletons e cachecóis fazem parte do look diário do curitibano.

É comum ouvir o Curitibano reclamar da “friaca”, mas se a temperatura ultrapassar os 25ºC já estará insuportável e, provavelmente, irá chover.

Aliás, todo curitibano sabe que as 4 estações sempre acontecem no mesmo dia. Ou seja, frio de manhã, sol ao a meio-dia, chuva de tarde e friozinho a noite.

Portanto, se você vier morar em Curitiba terá que se acostumar a levar o guarda-chuva e o casaco sempre que sair de casa. 

A prefeitura, inclusive, disponibiliza um serviço telefônico (156) com a previsão do tempo, em tempo real.

Curitiba turística

Outra característica muito importante da cidade é o simbolismo referente às imigrações polonesas, ucranianas, alemãs, japonesas e italianas.

Há bairros que reforçam os aspectos culturais e preservam várias tradições desses países.

Que tal fazer um tour aéreo por essa cidade maravilhosa. Veja o vídeo abaixo:

Para você ficar com ainda mais vontade de morar em Curitiba vamos listar os pontos positivos e negativos da cidade.

Temos certeza que você já vai começar a fazer as malas.

Pontos positivos

Vamos começar com os pontos positivos da cidade para te mostrar porque Curitiba tem sido o destino de tantos brasileiros em busca de qualidade de vida, saúde e desenvolvimento social.

Capital Ecológica

Curitiba é uma das cidades mais arborizadas do Brasil. Atualmente, são 44 parques/bosques disponíveis para todos os moradores curtirem a natureza, no seio da zona urbana da cidade.

Segundo o site da prefeitura de Curitiba, em 2020 foram plantadas  43 mil mudas de árvores pela cidade. Essas áreas verdes ajudam a preservar a natureza, purificam o ar e proporcionam o equilíbrio do microclima.

Um dos cartões postais da cidade, o Jardim Botânico de Curitiba, possui uma estufa com exemplares da fauna e flora regionais. E, também, disponibiliza acesso gratuito ao jardim das sensações. Um lugar onde as pessoas podem tocar e cheirar as flores do jardim.

Sem falar nas araucárias, árvore símbolo do Paraná, que embelezam a cidade e dão uma característica única para a nossa paisagem, principalmente no inverno. 

Saúde de qualidade de vida

A cidade conta com grandes hospitais como:

  • Erasto Gaertner (referência no tratamento de câncer);
  • Hospital Pequeno Príncipe (referência em pediatria) e;
  • Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná, que recebe pacientes de todo o estado.

Para além dos hospitais, desde 1999, existe um sistema integrado, que dá suporte ao SUS, chamado Mãe Curitibana

Esse programa visa melhorar o atendimento da gestante, diminuindo a mortalidade infantil. 

Em 2021, a cidade se manteve em alerta para diminuir os números de casos por covid-19.

E, também buscou estar à frente da provisão por vacinas aos grupos prioritários.

Na qualidade de vida, Curitiba possui IDHM (índice de desenvolvimento humano) considerado muito alto – 0,823. Sua renda per capita é de R$29,37 (em mil reais de agosto de 2010). 

O IDHM é o levantamento de dados, por década, relativos à educação, longevidade e renda – três das mais importantes dimensões do desenvolvimento humano. 

Dessa forma, mostra se a cidade pode oferecer aos seus moradores uma vida longa e saudável, com acesso ao conhecimento e a um padrão de vida que garanta as necessidades básicas.

Desenvolvimento econômico em Curitiba

Com um dos índices de desemprego mais baixo do país, Curitiba é uma das capitais que mais cresce economicamente do país. 

Programas como o  Ruas da CidadaniaSacolão da Família, ajudam os moradores com menos acesso a sair da miséria.

Segundo o IBGE (2019), Curitiba está na 5ª posição do ranking do PIB brasileiro.

E, com a iniciativa do Vale do Pinhão, inúmeros projetos de tecnologia e startups surgiram nos últimos anos.

Contando com várias universidades, faculdades e escolas tecnológicas, Curitiba mantém o mercado abastecido com demandas para várias áreas de atuação, desde a indústria até a tecnologia de ponta.

Pontos negativos

Fora a questão da pouca incidência do sol, Curitiba sofre com a questão da segurança pública. 

O  tráfico de drogas é um dos temas que mais assola a cidade. Em consequência, a criminalidade como furtos e roubos de veículos também aumenta.

Outra característica negativa é que, ao contrário do perfil geral do brasileiro, o curitibano não é tão simpático. 

Normalmente, o primeiro estranhamento que os novos moradores têm é com o tratamento social dos curitibanos.

Mas, fazendo mea culpa, os curitibanos não fazem por mal é, apenas, porque as pessoas são mais reservadas por aqui. 

Porém, quando você ganha a confiança de um curitibano, a amizade será para a vida toda.

E, por fim, o último ponto negativo que iremos apontar é a falta de praia. 

Pois é, infelizmente, Curitiba não está no nível do mar. Porém, em apenas 1h você chega no litoral. Então, nem é tão ruim assim.

Os melhores bairros para morar

Para encerrar nosso post de hoje, vamos listar aqui os principais bairros para morar em Curitiba.

  • Batel: um dos bairros mais nobres da cidade. É cercado por sofisticação imobiliária e comercial. Também dispõe de várias opções para experiências gastronômicas refinadas. Conta com o Shopping Pátio Batel, Shopping Curitiba e o Shopping Crystal. 
  • Água Verde: bairro tradicional, que tem se modernizado a cada dia. Ruas com acesso fácil há várias partes da cidade. Muito arborizado e tranquilo. Ideal para famílias. Atualmente é um dos bairros mais nobres da cidade.
  • Bigorrilho: é popularmente conhecido como Champagnat, porque havia um shopping com esse nome no bairro. Bigorrilho é pequeno em comparação com os outros dois citados anteriormente. Mas, possui um dos metros quadrados mais valorizados da cidade. É bem residencial e também liga várias regiões da cidade.
  • Cabral: está no lado oposto ao Água Verde em relação ao Centro da cidade. É um dos bairros mais sofisticado e dispõe de vários ambientes verdes, praças e comércios. Possui muitos prédios e alguns centros comerciais de alto padrão. Sua arquitetura neoclássica dá um tom elegante ao bairro, que também tem um dos metros quadrados mais valorizados da cidade.

É claro que existem outros bairros ótimos para morar. Como o Portão, o São Francisco, Juvevê, Jardim das Américas e afins. Mas, listamos os mais procurados por quem chega na cidade. 

Malas prontas?

E aí? Gostou da nossa cidade? Já está com as malas prontas pra vir morar aqui? Então, que tal conhecer os empreendimentos da Fontanive para Curitiba e região. 

Veja a lista abaixo e clique para ter mais informações:

Deixe seu comentário

Posts relacionados

Apartamento com Piscina, vale a pena?

Apartamento com Piscina, vale a pena?

18/10/2021 Leia agora Seta
Morar na praia é muito caro? 5 capitais brasileiras!

Morar na praia é muito caro? 5 capitais brasileiras!

04/10/2021 Leia agora Seta