Blog

Blog sobre mercado imobiliário, dicas de decoração, informações sobre financiamento de imóveis e muito mais. Confira!

5 pontos que devem ser avaliados antes de comprar um apartamento

5 pontos que devem ser avaliados antes de comprar um apartamento

Comprar um apartamento significa realizar um sonho, porém, muitas vezes, significa também se comprometer com um investimento à longo prazo. Por isso, na hora de escolher qual imóvel adquirir, é fundamental ficar atento a alguns detalhes que, posteriormente, podem dar dor de cabeça, e o que é pior: gerar o arrependimento de ter feito um mal investimento.

Para evitar esse tipo de problema e garantir que você fará uma compra segura, nós listamos a seguir cinco pontos que você deve avaliar na hora de escolher e comprar um apartamento:

Localização

Se não for avaliada com atenção, a localização do imóvel pode representar vários problemas para o morador. Sendo assim, avalie se o novo endereço fica em um local acessível ou que não irá gerar muita despesa de deslocamento para levar os filhos até a escola, ir trabalhar e fazer outras atividades do dia a dia.

Cidade vista de cima

 

Outros fatores ligados à localização são o barulho, vizinhos e segurança da região. Muitas vezes, ao visitar o empreendimento, questões como essas não são levadas em consideração, porém, depois de finalizar a compra e fazer a mudança, a pessoa percebe que a vizinhança possui estabelecimentos que recebem muito movimento ou trabalham com som alto – o que acaba sendo um incômodo, principalmente à longo prazo.

Para evitar estresse e arrependimentos, dedique-se a conhecer bem a redondeza, passeando pela região e conversando com antigos moradores.

Conservação

Observar com bastante cuidado o estado de conservação do imóvel é um fator fundamental para evitar problemas e, principalmente, novos gastos.

Sendo assim, dedique um tempinho para avaliar as condições das torneiras, válvulas e chuveiros e observar todos os detalhes das paredes, portas, janelas e pisos. Uma dica útil para evitar surpresas desagradáveis na sua nova moradia é fazer um teste para verificar o desnível do piso.

Pia em uma cozinha

Há também outros fatores que devem ser avaliados, como defeitos hidráulicos e elétricos. Nesses casos, porém, somente um especialista pode, de fato, detectar possíveis problemas. Por isso, antes de fechar negócio, vale à pena solicitar também a avaliação de um profissional capacitado.

Ventilação e Iluminação

No momento da empolgação de comprar o tão esperado imóvel próprio, alguns detalhes acabam passando despercebidos, como, por exemplo, a localização das janelas – que podem afetar a ventilação, claridade e, até mesmo, a disposição do cômodo. Nos banheiros, por exemplo, é sempre indicado que as janelas (ou exaustores) fiquem localizadas próximos ao chuveiro, que é o local mais úmido do ambiente.

Mulher relaxando em um sofá em frente a uma janela

Infraestrutura

Comprar um apartamento é uma decisão definitiva e com alto custo, por isso, na hora de buscar pelo imóvel ideal, é importante pensar não apenas no presente, mas também no futuro. Se o seu objetivo é ter filhos, é indispensável que o empreendimento possua quarto e espaço suficiente. Já se o plano é comprar um carro novo sem de desfazer do antigo, o ideal é já pensar nas vagas de garagem.

E não são apenas as questões de estacionamento e cômodos que merecem atenção, mas também as áreas de lazer do empreendimento. Se você pretende receber os amigos e familiares em casa ou quer fazer academia e curtir uma piscina sem precisar se deslocar, um empreendimento com áreas de lazer é sempre uma boa opção. Por outro lado, se você não tiver o hábito de desfrutar das áreas em comum do prédio, vale à pena pesquisar por locais que não ofereçam esses espaços, afinal, assim, o valor do condomínio será menor e você não precisará arcar com custos desnecessários.

Documentação

Para garantir que não há nenhuma irregularidade, solicite e confira detalhadamente, antes de fechar a negociação, todos os documentos necessários, como a matrícula do imóvel, o registro no Cartório e a certidão negativa de tributos.

Homem e mulher revisando documentos No caso de apartamentos usados, outros fatores importantes a serem avaliados são a situação e documentação do vendedor e a existência de multas ou mensalidades pendentes do imóvel, uma vez que o novo dono se torna responsável por todas as dívidas do local.

Após avaliar todos os pontos e certificar-se que tudo está de acordo com o esperado, você estará pronto para dar continuidade à negociação e finalmente comprar um apartamento do jeito que você sempre sonhou!

Leia também:
– Apartamento na planta ou pronto pra morar: qual o melhor investimento?
– Investimento em imóveis: vantagens e desvantagens
– As vantagens de um imóvel novo
– Casa ou apartamento? 4 vantagens em morar em prédio 

Deixe seu comentário

Posts relacionados

INCC: entenda como é calculado

INCC: entenda como é calculado

25/04/2022 Leia agora Seta
4 motivos para morar no centro de Curitiba

4 motivos para morar no centro de Curitiba

11/04/2022 Leia agora Seta