Blog sobre mercado imobiliário, dicas de decoração, informações sobre financiamento de imóveis e muito mais. Confira!
Depois de mais um aumento no preço de imóveis ao longo de 2021, segundo empresários e analistas, a expectativa é de um ritmo moderado na mudança de preços para o ano de 2022.
Seguindo a tendência observada em 2020, com o início da pandemia, o preço de imóveis aumentou consideravelmente principalmente pelo aumento do INCC (Índice Nacional de Custos de Construção).
O INCC é o índice que reajusta o saldo devedor de quem compra um imóvel na planta. No período de 12 meses até Novembro de 2021, ele cresceu 14,7%. No cálculo, um dos insumos que mais pesou foi o de materiais metálicos, que subiu quase 58% neste período.
Confira neste post quais são as expectativas para o ano de 2022 no setor imobiliário e entenda como tomar a decisão neste momento.
Grandes mudanças no mercado imobiliário foram causadas pelos aumentos consecutivos na Selic. A Selic é a taxa básica de juros que influencia várias taxas de juros no Brasil, como as vinculadas a empréstimos, financiamentos e também retorno de investimentos.
Em 2021, ela apresentou crescimentos consecutivos, indo de 2% em Março para exorbitantes 9,25% em Dezembro do mesmo ano. À medida que ela aumenta, os bancos reajustam as taxas cobradas do consumidor.
Uma das exceções que aliviou o mercado imobiliário foi a Caixa Econômica Federal (CEF), que responde por mais da metade de todo crédito imobiliário no país. A CEF afirmou que não vai reajustar suas linhas de crédito imobiliário em 2022.
Como a CEF está passando por um momento de sólidos lucros, possui um respiro para segurar as taxas de juros imobiliários, o que é uma excelente notícia para quem deseja financiar um imóvel pela instituição em 2022.
Embora esteja apresentando uma alta consecutiva, a previsão é que o crescimento da Taxa Selic seja menor em 2022. Quando fazemos uma análise histórica, ela ainda é muito mais atrativa do que há alguns anos atrás.
Desde 2010, principalmente por um cenário político instável no país, a Taxa Selic vem crescendo de maneira exorbitante ano a ano. Nos anos de 2015 e 2016, ela bateu 14,25% e permaneceu nesse patamar por meses.
Desde então, a Selic veio apresentando queda consecutiva ao longo dos anos, mas voltou a subir em 2021.
O Grupo Fontanive atua no mercado imobiliário desde 1984, com mais de 1 milhão de metros quadrados construídos.
Estamos sempre nos atualizando e priorizando a satisfação dos nossos clientes, cumprindo prazos e executando obras com tecnologia. Além de sempre utilizarmos equipamentos e matéria-prima certificados.
Conheça nossos imóveis e venha realizar o sonho da casa própria em 2022!
Deixe seu comentário