Primeiro apartamento: 5 dicas para comprar um imóvel

Comprar o primeiro apartamento é o sonho de muitas pessoas. Ter um imóvel próprio é uma grande conquista, e por isso deve ser planejado com cuidado. Existem diversos fatores aos quais devemos nos atentar durante a escolha de um imóvel. Hoje trouxemos 5 dicas para comprar o primeiro apartamento, e assim te ajudar a evitar problemas e complicações durante este processo. Vamos lá?

Como comprar o primeiro apartamento?

Quem decide comprar o primeiro imóvel precisa planejar a nova aquisição. Colocar no papel as intenções e os gastos é essencial para fechar um bom negócio. Além do valor a ser desembolsado para esta conquista, existem despesas essenciais e imprevistos, que não devem ficar de fora dos seus cálculos.

Antes de qualquer coisa é interessante anotar tudo o que o imóvel precisa ter para atender às suas necessidades. Quantos quartos serão necessários? Somente um banheiro é o suficiente? Você possui animal de estimação? Precisa de um lar espaçoso? Todos estes pontos devem ser levantados antes da compra.

Agora é a hora de colocar no papel o que você deseja no seu primeiro apartamento, mas que não é essencial. Irá morar sozinho mas gostaria de ter 2 suítes? Sonha em ter uma banheira de hidromassagem? Desse modo será mais fácil buscar pelos imóveis que são do seu interesse.

Após estas considerações, é hora de calcular os gastos. Quanto você está disposto a pagar pelo primeiro apartamento? Caso financie, qual valor se encaixa em sua renda mensal, sem comprometê-la? Mobiliar um apartamento, além dos gastos com luz, água, internet, etc. devem entrar no orçamento.

Confira a seguir 5 dicas básicas que irão te ajudar a como comprar o primeiro apartamento, o que deve ser levado em consideração e os principais pontos a serem analisados. Acompanhe.

primeiro-apartamento

Dicas para comprar o primeiro apartamento

É normal ter dúvidas sobre o primeiro imóvel e quais são os fatores mais importantes na hora de comprá-lo. Trouxemos hoje 5 dicas para comprar o primeiro apartamento e poder desfrutar dele como quiser. Vamos lá?

Novo ou usado?

Este é um dos primeiros pontos a serem levantados. Você deseja comprar um apartamento novo, ser o primeiro morador e poder decorá-lo como quiser? Ou acabou optando por um apartamento usado, com valor mais baixo, e com a opção de reformar e redecorar? A decisão é sua. Analise as possibilidades e descubra o que melhor se encaixa em suas necessidades e expectativas.

Planejar os gastos

Planejar os gastos certamente é a parte mais importante do processo de compra do primeiro apartamento. Muitas pessoas não têm uma noção de quantas despesas um imóvel pode proporcionar, e a falta de planejamento acaba sendo um grande problema. Quando colocamos os números no papel, temos a real ideia de quanto esta aquisição irá custar.

Localização

Independente se você irá comprar um apartamento para morar ou se pretende alugá-lo, a localização é um ponto fundamental a ser analisado. Neste caso, além do bairro e da distância dos lugares que você costuma frequentar, é preciso ver o que a região oferece. Existe mercado próximo? Farmácia? Hospitais? É importante verificar esses pontos antes de comprar o primeiro apartamento.

Analisar as condições do imóvel

Esta é outra dica importante para te ajudar a saber como comprar o primeiro apartamento da maneira correta. O estado de conservação do imóvel é algo que não deve ser ignorado. Rachaduras nas paredes, por mais que pequenas, podem significar grandes problemas a determinado prazo. Infiltrações, vazamentos e as condições gerais não podem passar despercebidas.

Reformas e decoração

Os gastos com reformas e decoração não devem ser esquecidos no planejamento de gastos. Ter um apartamento com o seu estilo e aquilo que você gosta é essencial para o bem estar e conforto. Diversas vezes mudanças são necessárias para que você possa ter seu lar como sempre sonhou.

Gostou do post? Continue acompanhando o blog para mais dicas como essas.

Quer encontrar o seu apartamento ideal?

Preencha com os seus dados que a gente ajuda você.