Blog

Blog sobre mercado imobiliário, dicas de decoração, informações sobre financiamento de imóveis e muito mais. Confira!

Tudo que você precisa saber sobre o financiamento imobiliário corrigido pelo IPCA

Tudo que você precisa saber sobre o financiamento imobiliário corrigido pelo IPCA

Quer financiar um imóvel novo mas tem dúvidas sobre qual financiamento escolher? Hoje vamos falar do financiamento imobiliário corrigido pelo IPCA, modalidade oferecida pela Caixa Econômica.

Trouxemos tudo que você precisa saber sobre esse índice, como ele impacta o financiamento a longo prazo e quais as previsões para os próximos anos. Vem com a gente!

O que é o IPCA?

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é um índice de inflação que foi criado em 1979 no Brasil. Ele mede a variação dos preços de diversos produtos e serviços do varejo e que fazem parte do consumo habitual das famílias brasileiras.

Alguns produtos e serviços bem conhecidos compõe esse cálculo. Entre eles estão o arroz e o feijão, mas também as mensalidades escolares, consultas médicas e atividades de lazer. 

Quando esse índice aumenta, significa que a média de preços desses produtos e serviços aumentou de um mês para o outro. Se ele diminui, significa que o valor médio dos produtos e serviços básicos diminuiu.

Como funciona o financiamento imobiliário corrigido pelo IPCA?

Em 2019 a Caixa Econômica Federal (CEF) lançou uma linha de crédito imobiliário que é corrigida pela taxa IPCA. Assim, é diretamente impactada pelas flutuações da inflação no país.

Nessa modalidade, o saldo devedor é atualizado mensalmente pelo IPCA na data de vencimento das prestações. Ou seja, você paga uma taxa prefixada mais a variação do IPCA.

Tradicionalmente, o financiamento imobiliário pela CEF era corrigido pela Taxa Referencial (TR), que vinha sendo uma taxa bem reduzida de juros. Na época em que a CEF criou o financiamento imobiliário corrigido pelo IPCA, este também era relativamente baixo.

No entanto, com a pandemia do COVID-19, desde 2020 a taxa IPCA passou a crescer bastante e o saldo devedor das pessoas que optaram por financiamentos imobiliários corrigidos pelo IPCA também cresceu.

Impacto do IPCA nas modalidades SAC e PRICE de financiamento imobiliário da Caixa

Price e SAC são formas de amortização de um financiamento a longo prazo. A principal diferença entre as duas é a rapidez com que a dívida é amortizada.

Pelo SAC (Sistema de Amortização Constante), as parcelas são maiores no início e mais baixas no final. Isso acontece porque mensalmente o valor financiado é amortizado, os juros diminuem progressivamente.

Já na tabela Price (Sistema Francês de Amortização), ocorre o contrário. As parcelas iniciais são mais baixas, mas são fixas durante todo o período de financiamento.

O próprio site da CAIXA oferece uma simulação onde podemos comparar o impacto da taxa IPCA no valor das parcelas para ambas as modalidades de financiamento (Price e SAC):

Valor da prestação na modalidade SAC:

Valor da prestação na modalidade Price:

Ambas as simulações são referentes a um valor de financiamento de R$148.000,00, na taxa de balcão, pelo prazo de 420 meses.

Como o gráfico mostra, nos contratos de financiamento imobiliário corrigidos pelo IPCA, o valor da prestação cresce para ambas as modalidades. Mas possui um crescimento mais expressivo na modalidade Price.

O que esperar do IPCA para os próximos anos?

Desde 2020 e ao longo de todo o ano de 2021, passamos por uma explosão inflacionária que aumentou o valor de diversos produtos e serviços básicos. Por conta disso, o IPCA cresceu bastante e aumentou o saldo devedor dos financiamentos corrigidos por esse índice.

De acordo com o último Relatório Focus produzido semanalmente pelo Banco Central, a previsão para o IPCA em 2021 é de 10,15% (26/11/2021). No entanto, essa previsão vem sendo reajustada para cima pelas últimas 34 semanas. 

Para 2022, a previsão do último relatório é de 5,00% (26/11/2021), mas também vem sofrendo reajustes semanais para cima. Em Setembro de 2021, a previsão era de 4,03%, por exemplo.

Para 2023, o último relatório apontou uma previsão de 3,42% para o IPCA. 3 meses antes, em Setembro de 2021, essa previsão era de 3,25%.

Ainda que as previsões para o IPCA indiquem que ele vai cair gradativamente nos próximos anos, sua base de cálculo vai depender das flutuações da inflação nos próximos anos.

Conheça os imóveis do Grupo Fontanive

Com mais de 1 milhão de metros quadrados em obras concluídas, somos referência no mercado imobiliário.

Confira nossos empreendimentos e realize o sonho de morar num local de excelência, construído com seriedade e compromisso.

Tem alguma dúvida? Entre em contato com nossos corretores. Estamos à sua disposição.

Se preferir, você pode nos chamar no WhatsApp também, é só clicar aqui!

Deixe seu comentário

Posts relacionados

4 motivos para morar no centro de Curitiba

4 motivos para morar no centro de Curitiba

11/04/2022 Leia agora Seta
Apartamento na planta? Leia este post antes de tomar a decisão.

Apartamento na planta? Leia este post antes de tomar a decisão.

21/03/2022 Leia agora Seta