Blog

Blog sobre mercado imobiliário, dicas de decoração, informações sobre financiamento de imóveis e muito mais. Confira!

A baixa da taxa de juros alinha o mercado imobiliário

Em 24/10/2016 - Blog da Fontanive, Notícias
A baixa da taxa de juros alinha o mercado imobiliário

Na última quarta-feira (19/10) o Banco Central decidiu reduzir a taxa básica de juros da economia (Selic) que permanecia em seu maior patamar em 10 anos. A taxa caiu de 14,25% ao ano para 14%. Foi o primeiro corte na taxa em quatro anos, que influencia o caminho para a volta do consumo e dos investimentos, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ainda de acordo com CNI, a queda dos juros é essencial para a volta do crescimento da economia e a redução da taxa Selic diminuirá os custos do crédito para as empresas e as famílias, melhorando as condições financeiras e estimulando o consumo e os investimentos.

A pesquisa Focus, divulgada pelo Banco Central, na última segunda-feira (17/10) mostrou que os economistas esperavam a ver uma redução de 0,50 ponto na Selic no encontro de 29 e 30 de novembro do Comitê de Política Monetária (Copom), contra o que ocorreu (0,25 ponto). A expectativa ainda é grande, com a Selic encerrando o ano a 13,5%.

Veja a seguir a evolução da taxa básica de juros – Selic em % ao ano:

mercado imobiliário

Fonte: Banco Central do Brasil – Infográfico atualizado em 19/10/2016

Quer entender o que esperar para o mercado imobiliário com a redução das taxas de juros e como isso pode afetar sua busca por um novo lar?

O que significa baixa taxa básica de juros da economia – Selic?

Você já deve ter ouvido o mercado falar em baixa na taxa de juros, não é mesmo? Quando isso acontece está se referindo à baixa da taxa de juros referencial Selic, que é a taxa de financiamento interbancário brasileiro, que possui lastro em títulos públicos federais, títulos listados e negociados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).

A Selic é a taxa referencial de juros para as instituições financeiras na remuneração dos investimentos e financiamentos. Essa taxa é estabelecida pelo Copom, e é usada entre outras coisas para o controle da inflação e do consumo nacional. Ela é um sistema eletrônico que permite a atualização diária das posições das instituições financeiras, assegurando um controle maior sobre as reservas bancárias.

Você sabia que ela é considerada a taxa básica porque é usada em operações entre bancos e, por isso tem influência sobre os juros de toda a economia do Brasil? Por isso que:

– Quando em alta: inibe o consumo e busca conter a inflação.

– Quando em baixa: estimula o consumo e busca refletir no crescimento econômico.

Como a baixa taxa de juros influencia o mercado imobiliário?

O mercado mobiliário possui em sua estrutura de negócio o financiamento para o incorporador na produção, e para o cliente final na aquisição. A taxa de juros, quando mantida alta, onera o crédito e colabora pra inibir o consumo das famílias e a injeção de capital das empresas, elementos mandatórios para a recuperação do crescimento da economia. Portanto, deu para perceber que quando ocorre a baixa de juros, ela é vista como positiva e beneficia o mercado como um todo.

mercado imobiliário

A notícia da redução da taxa básica de juros da economia (Selic) alinha o mercado imobiliário, já que ainda de acordo com o mercado financeiro, para 2017, a estimativa da taxa de juros é de 11%, o que presume uma queda ainda maior no próximo ano.

A expectativa, a partir de agora, é a percepção da desvalorização do dólar, queda de juros e desaceleração da inflação. Com este cenário mais favorável, o país se torna novamente atrativo para investimentos internacionais, o que pode impulsionar a construção de novos empreendimentos imobiliários e melhorar o mercado imobiliário.

Deixe seu comentário

Posts relacionados

4 motivos para morar no centro de Curitiba

4 motivos para morar no centro de Curitiba

11/04/2022 Leia agora Seta
Apartamento na planta? Leia este post antes de tomar a decisão.

Apartamento na planta? Leia este post antes de tomar a decisão.

21/03/2022 Leia agora Seta