Blog

Blog sobre mercado imobiliário, dicas de decoração, informações sobre financiamento de imóveis e muito mais. Confira!

Dicas de como fazer a sua própria área de lazer em casa

Dicas de como fazer a sua própria área de lazer em casa

Contar com uma área de lazer em casa, além de valorizar o imóvel, também influencia positivamente na qualidade de vida dos moradores.

Esses espaços podem ser feitos em áreas pequenas ou grandes, o importante é atender as expectativas e necessidades dos usuários.

A ideia é aproveitar os espaços livres e sem uso para criar uma área de lazer em casa que seja convidativa e confortável. 

Modelos de área de lazer em casa

Não existe uma regra que defina como deve ser uma área de lazer em casa e onde ela deve ficar no terreno ou no imóvel.

As áreas de lazer podem contar com churrasqueira, piscina, banheiro ou pode ser uma área coberta com uma churrasqueira portátil e um chuveiro.

Ao procurar por fotos da área de lazer em casa é possível encontrar diferentes estilos, tamanhos e funções.

A primeira dica para montar o seu próprio espaço é identificar aquilo que você e sua família procura.

Não adianta nada fazer um enorme forno de pizza na sua área de lazer, se nenhum morador sabe fazer uma.

Nem instalar uma piscina que ocupa a maior parte do espaço livre, se o seu objetivo é reunir pessoas.

Área de lazer em casas pequenas

Se você acredita que para ter uma área de lazer em casa é preciso muito espaço, está errado. É possível criar ambientes descontraídos e funcionais mesmo em áreas reduzidas. A dica, nesse caso, é saber trabalhar com as medidas do local.

Antes de comprar qualquer móvel ou instalar qualquer coisa, meça o espaço disponível e defina onde cada item deve ser colocado. Por exemplo, é possível encontrar casas em terreno 10 × 20 com área de lazer. A área é pequena, mas a distribuição e funcionalidade garante o conforto do espaço.

Outra dica na hora de fazer a sua área de lazer em casa é ter atenção com os materiais utilizados.

Por exemplo, o espaço da churrasqueira precisa ser feito com materiais que aguentem o calor. Já os móveis externos precisam ser impermeáveis e resistentes ao tempo.

Como o espaço é pequeno, a máxima “menos é mais” deve ser seguida à risca. Invista em móveis e espaços com mais de uma funcionalidade. Dessa forma é possível aproveitar melhor a área.

Pense em colocar um móvel para guardar itens de cozinha, pratos e talheres próximo à churrasqueira, assim como a pia.

Outra dica é construir um banheiro ou vestiário, dessa forma, não se leva a sujeira de fora para dentro da casa.

Com a pouca metragem da área de lazer, invista em chuveiros ou ofurôs ao invés da piscina. Eles ocupam menos espaço e cumprem bem sua função. Agora, se a piscina é um item indispensável, opte por uma de tamanho reduzido e no formato redondo.

Lembre-se de sempre deixar um campo para circulação em volta da piscina. Isso pode evitar acidentes, assim como a instalação de piso antiderrapante.

Para deixar o espaço mais funcional, invista na iluminação da sua área de lazer em casa. Com isso, é possível utilizar o ambiente mesmo durante a noite ou em dias sem sol.

A casa em L com área de lazer é um bom exemplo de aproveitamento do espaço. A área externa é integrada ao imóvel e, independente do tamanho, o ambiente combina com o resto da decoração.

Leve em consideração as características do terreno

Um detalhe que precisa ser levado em consideração na hora de elaborar uma área de lazer em casa é a característica do terreno. Por exemplo, a movimentação do sol, o tipo de terreno e a sua inclinação.

No caso da construção de piscinas ou espaços para tomar sol, é importante se certificar de que essas áreas estarão em espaço com incidência de sol.

Da mesma forma, o tamanho da cobertura da área para churrasco deve ser suficiente para criar sombra no ambiente.

Assim como, em terrenos com declives, será preciso fazer o nivelamento do ambiente, principalmente se o objetivo é a instalação de uma piscina.

Nem só de piscina e churrasqueira vive uma área de lazer em casa. O gramado e plantas são itens importantes para criar ambientes relaxantes e aconchegantes.

Sendo assim, é preciso encontrar as espécies de plantas que melhor se adaptam ao tipo de terreno.

Por isso, é importante levar em consideração o tipo de terra que existe no terreno, a quantidade de luminosidade que estará disponível para as plantas e a frequência de chuvas.

Além disso, também é importante procurar por plantas que não sejam venenosas, principalmente, se o espaço será compartilhado com crianças e animais de estimação. 

Clique aqui e não deixe de conferir os lançamentos da Fontanive. Até mais!

Deixe seu comentário

Posts relacionados

INCC: entenda como é calculado

INCC: entenda como é calculado

25/04/2022 Leia agora Seta
4 motivos para morar no centro de Curitiba

4 motivos para morar no centro de Curitiba

11/04/2022 Leia agora Seta