Blog

Blog sobre mercado imobiliário, dicas de decoração, informações sobre financiamento de imóveis e muito mais. Confira!

Casa ou Apartamento? Como escolher?

Em 20/09/2021 - Para morar
Casa ou Apartamento? Como escolher?

Morar em casa ou apartamento é absolutamente uma escolha muito pessoal. É claro que existem vantagens e desvantagens nas duas escolhas. O importante é saber quais os tipos de custos você está disposto a arcar.

A pergunta: você gosta mais de casa ou apartamento? É clássica. E até hoje ninguém chegou em uma resposta definitiva. 

Nos Estados Unidos é comum ver cidades planejadas onde os prédios ficam no centro da cidade (downtown) e as casas nos bairros mais afastados, os chamados “suburbs“.  

Só que essa divisão norte-americana tem mais a ver com o momento de vida das pessoas do que necessariamente um gosto particular. 

Os mais jovens, com a vida mais agitada preferem morar em apartamentos no centro da cidade para ficar mais perto do trabalho e da diversão. 

Já aqueles que têm família, com filhos pequenos, preferem os suburbs, onde tem escola, parquinhos e afins.

No Brasil, as cidades são menos organizadas do ponto de vista imobiliário. Portanto, a escolha entre casa ou apartamento está mais relacionada com o custo de cada um. 

Contudo, esse custo vai muito além do financeiro. A segurança, o espaço, a convivência com vizinhos, também poderiam ser considerados como custos dos quais precisamos estar atentos.

Às vezes, o custo de energia de vida, tempo de qualidade e comodidades espaciais pode ser mais caro que o financeiro. 

Por exemplo, talvez seja mais interessante morar em um lugar menor, ficar mais perto do trabalho e, assim, economizar tempo. Do que morar em um lugar longe e gastar muito tempo em deslocamentos. 

Por outro lado, você pode morar mais distante do trabalho, apenas, para não ter que conviver com pessoas dentro de um mesmo prédio. 

Por isso, na hora de escolher entre casa ou apartamento é sempre bom levar em conta as várias situações que podem refletir na sua qualidade de vida. 

No post de hoje, a Fontanive separou as vantagens e desvantagens entre as duas escolhas. Além de te ajudar nessa difícil escolha, separamos no final um bom exemplo que reúne o melhor dos dois mundos. 

Casa ou Apartamento? Morando em Casa

Talvez, a maior de todas as vantagens de morar em uma casa é a liberdade de espaço.

Um quintal dá trabalho, mas nada se compara com a comodidade de cultivar um jardim, ver uma criança correr ou não precisar de elevador e escadas para chegar na sua sala. 

Por outro lado, a casa requer muita manutenção. Dependendo da idade da sua casa, ou se ela é de alvenaria ou madeira, você terá manutenções diferentes. 

E, infelizmente, não tem como escapar disso. É bom se preparar para investir mensalmente em um jardineiro ou um “marido de aluguel”.

A casa também demanda mais investimentos em segurança que você precisa arcar sozinho, diferentemente do prédio onde o condomínio todo paga pelo serviço. 

No entanto, a casa te dá mais qualidade de acústica. Mesmo que você more em uma rua movimentada, dificilmente você terá problemas com os vários barulhos provocados pelos seus vizinhos.  

A casa também dá muita liberdade para você fazer eventos, trazer convidados, fazer aquele churrasquinho no final de semana, sem precisar consultar o síndico sobre a disponibilidade do salão de festas ou espaço gourmet. 

Casa ou Aparamento? Morando em Apartamento

A grande vantagem do apartamento é certamente a sensação de segurança. Condomínios com porteiros, seguranças e câmeras ajudam muito a intimidar possíveis contraventores. 

Por outro lado, o custo mensal do condomínio tende a doer um pouco no orçamento. Sem falar que, às vezes, os custos aumentam por conta de manutenções mais severas que precisam ser feitas no prédio. 

A limpeza também é um fator importante na escolha pelo apartamento. É bem mais fácil manter um apartamento limpo do que uma casa. O apartamento é menor, portanto mais fácil e rápido para limpar.

Contudo, o tamanho do apartamento é sempre um ponto negativo em relação a casa. Os apartamentos tendem a ser cada vez mais compactos. E se os móveis não forem planejados vai ser difícil até de respirar lá dentro.

A convivência com vizinhos também pode ser um problema. Dependendo do apartamento você consegue ouvir até a descarga do seu vizinho. E, isso não é nada agradável, né?! 

Por isso, falamos no início que existem custos para além do financeiro na hora de escolher entre casa ou apartamento. 

Mas, já que tocamos nesse assunto, o apartamento tende a ter um custo mais baixo do que a casa. Principalmente se for alugado. 

E, aí? Casa ou apartamento? 

Bom, é claro que não chegamos em uma resposta final. Mas, tenho certeza que os apontamentos feitos até aqui já vão te ajudar a estabelecer ótimos critérios para fazer essa escolha. 

Agora, já pensou em morar em um lugar que junte o lado bom tanto da casa quanto do apartamento? Como assim? Vou te apresentar um empreendimento muito interessante da Fontanive. 

Que tal conhecer o residencial Morada do Bosque. Aqui você tem casas com tamanhos de apartamentos em condomínio fechado. 

Ou seja, você tem a comodidade de ter uma casa, fácil de limpar e com a segurança de um condomínio. 

Gostou das dicas? 

O Blog da Fontanive tem sempre novidades sobre o universo da construção civil, do mercado imobiliário e da decoração. Fique à vontade para sugerir novas pautas aí nos comentários.

Deixe seu comentário

Posts relacionados

Apartamento com Piscina, vale a pena?

Apartamento com Piscina, vale a pena?

18/10/2021 Leia agora Seta
Morar na praia é muito caro? 5 capitais brasileiras!

Morar na praia é muito caro? 5 capitais brasileiras!

04/10/2021 Leia agora Seta