Blog sobre mercado imobiliário, dicas de decoração, informações sobre financiamento de imóveis e muito mais. Confira!
O mercado imobiliário na capital paranaense apresentou um crescimento de mais de 50%, favorecendo muito as construtoras de Curitiba no início de 2021.
Segundo dados divulgados pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (ADEMI-PR), as vendas de apartamentos novos por construtoras em Curitiba apresentaram 58% de crescimento nos primeiros cinco meses de 2021, se comparadas com o mesmo período do ano passado.
Foram vendidos mais de 2,5 mil apartamentos novos entre Janeiro e Maio de 2021!
O bom desempenho do setor da construção civil na capital vem sendo observado desde o início da pandemia do coronavírus, a despeito dos efeitos negativos na economia do país e dos brasileiros.
Em 2020, primeiro ano da pandemia, o número de apartamentos novos e edifícios residenciais lançados em Curitiba já foi 30% maior do que em 2019, como aponta a ADEMI-PR.
Para especialistas do mercado, o cenário de crescimento das vendas de apartamentos em meio a pandemia tem uma explicação: a taxa de juros para financiamentos habitacionais chegou em seu menor nível no ano passado.
Assim, muitas pessoas puderam realizar o sonho da casa própria a partir de financiamentos mesmo em meio à imprevisibilidade que a pandemia trouxe para todos.
Embora a pandemia do coronavírus tenha afetado negativamente diversos setores, o crescimento do setor de construção civil não foi apenas na capital paranaense.
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad), a construção civil apontou um crescimento de 10,7% no ano de 2020.
Com esse desempenho, foi o setor que mais cresceu dentre os dez grupos de atividades econômicas avaliados pela pesquisa.
Além disso, também foi o setor que gerou mais empregos com carteira assinada em 2020.
Segundo dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED), a construção civil gerou 34,6% mais empregos formais em 2020 em comparação com 2019.
Foram registrados no CAGED 160 mil novos empregos com carteira assinada na categoria ao longo do ano passado.
Em Maio de 2020, ainda no início da pandemia, a cada 100 apartamentos lançados, 4 eram vendidos nos primeiros 30 dias. Já em Maio de 2021, esse número aumentou para 6 apartamentos nos primeiros 30 dias.
Especialistas apontam que as novas rotinas, inclusive o estabelecimento do home office, têm acelerado o desejo de mudar de apartamento.
Dados levantados pela FIA Employee Experience (FEEx) apontam que 91% dos funcionários avaliam a experiência do Home Office como sendo ótima ou boa.
Essas previsões mudaram o perfil dos apartamentos procuradores pelos novos compradores. E também as estratégias das construtoras em Curitiba.
Agora, os compradores se mostram mais interessados em apartamentos que tenham espaço confortável e adequado para realização de home office, além de um maior número de atividades de lazer dentro do próprio condomínio.
Fique de olho no blog da Fontanive para acompanhar as novidades do mercado imobiliário, dicas de decoração e tudo que você precisa saber para encontrar o apartamento ideal.
Deixe seu comentário