Blog

Blog sobre mercado imobiliário, dicas de decoração, informações sobre financiamento de imóveis e muito mais. Confira!

7 dicas para economizar na decoração de casa

7 dicas para economizar na decoração de casa

Economizar na decoração de casa pode não ser uma tarefa fácil, principalmente quando adquirimos um novo imóvel e temos que começar do zero. É normal sentir vontade de comprar todos os objetos de decoração que aparecem pela frente! No entanto, para obter o melhor resultado, é importante conter este impulso e gastar com consciência. Leia abaixo sete dicas para decorar seu lar pagando menos:

 

1. Determine a temática da decoração de casa

Antes, tenha em mente qual estilo você pretende adotar. Pesquise em blogs e revistas, colocando no papel todos os itens necessários para criar o aspecto desejado. Naturalmente, peças tradicionais e sofisticadas terão maior custo. Por isso, recomendamos optar por um visual mais despojado e informal. Dessa forma, não haverá tantas limitações aos recursos usados na decoração de casa.

decoração de casa

 

2. Planeje e compare preços

Faça um plano para cada cômodo! É mais difícil desperdiçar dinheiro quando você sabe exatamente o que e onde comprar. Esta etapa demanda bastante tempo para pesquisar o custo-benefício de cada item. Afinal, muitas vezes, o barato sai caro. É fundamental analisar a qualidade dos objetos de decoração antes de tomar a decisão. Quando for ir às compras, também leve algumas imagens no celular com ideias de decoração de casa. Assim, evita errar as cores e demais detalhes desejados.

decoração de casa

 

3. Faça da parede um ponto de destaque

Aplicar papel de parede por todos os lados está fora de questão se o objetivo é economizar. Afinal, dependendo do material, apenas um rolo poderá te custar até R$300. Uma solução para poupar dinheiro é transformar apenas uma das paredes, criando um ponto de destaque com o contraste de cores diferentes. Você não precisa recorrer somente à tinta ou papel adesivo para causar este efeito. São inúmeras possibilidades quando a criatividade é colocada em prática! E nosso lar fica ainda mais charmoso quando nós mesmos colocamos a “mão na massa”. Uma boa ideia é recortar e colar formas diversas em EVA, como nuvens ou triângulos. É possível também reservar um dos lados da sala ou cozinha para fazer um quadro negro (ver imagem abaixo). Além de dar charme ao ambiente, a lousa ficará cheia de recadinhos da sua família! O ideal é pintar com tinta fosca esmaltada, na cor preta ou verde.

decoração de casa

 

4. Use elementos naturais

Você já pensou em usar plantas para decorar o interior da sua casa? Cada vez mais, a tendência é trazer um pouco da natureza para perto de nós. Um cantinho verde traz mais harmonia e leveza ao ambiente, promovendo o bem-estar à sua família. Algumas flores podem ser adquiridas gratuitamente, através de instituições governamentais. É o caso do Instituto Ambiental do Paraná, que distribui espécies nativas aos moradores locais. Basta fazer seu cadastro no site e entrar em contato. Caso não exista nenhum projeto semelhante na sua cidade, também existem algumas opções mais econômicas na floricultura. Fique de olho na estação do ano para obter a melhor escolha!

decoração de casa

 

5. Garimpe bazares

Vamos unir o útil ao agradável? Móveis e objetos decorativos podem ser comprados em bazares. Além de serem mais baratos, eles dão um toque pessoal no seu ambiente. É possível encontrar algumas antiguidades com materiais refinados, o que agrega à durabilidade da sua mobília. No entanto, ao garimpar móveis mais antigos, é preciso estar atento às dimensões do espaço disponível. Evite estruturas muito robustas, que podem deixar o ar “pesado” e dificultar a circulação.

decoração de casa

 

6. Reaproveite o que você já tem

Se você já possui alguns móveis antigos, adapte-os para compor a nova decoração de casa. Dependendo do caso, vale a pena trocar o estofado da poltrona ou pintar aquela mesinha de madeira! Na verdade, a ideia de reutilização pode ir muito mais além. É possível reciclar desde galochas velhas até mesmo caixotes e potes de vidro para enfeitar seu lar. Procure algumas referências para fomentar a sua imaginação! Os pallets, por exemplo, dão ótimos jardins verticais e deixam os ambientes fantásticos! É interessante também reciclar garrafas pet para criar pequenos vasinhos e deixar uma horta de temperos próxima da cozinha.

decoração de casa

 

7. Fuja das reformas

Os azulejos do banheiro não estão te agradando? Pense duas vezes antes de decidir chamar o pedreiro! As reformas podem extrapolar seu orçamento e te dar muita dor de cabeça. Evite o quebra-quebra e a sujeira, optando por outras medidas! Uma alternativa é pintar os azulejos com tinta epóxi. Ela pode ser aplicada diretamente sobre a superfície, mantendo o relevo do material original. Depois, é só seguir as instruções do fabricante para manter a cor.

decoração de casa

 

Conhece mais alguma dica para decorar o imóvel gastando pouco? Deixe nos comentários!

Você também pode ler mais sobre as tendências de decoração para 2017, clicando aqui.

Deixe seu comentário

Posts relacionados

INCC: entenda como é calculado

INCC: entenda como é calculado

25/04/2022 Leia agora Seta
4 motivos para morar no centro de Curitiba

4 motivos para morar no centro de Curitiba

11/04/2022 Leia agora Seta