Blog

Blog sobre mercado imobiliário, dicas de decoração, informações sobre financiamento de imóveis e muito mais. Confira!

Jardim de inverno: tudo o que você precisa saber

Em 07/06/2021 - Blog da Fontanive, Dicas, Para morar
Jardim de inverno: tudo o que você precisa saber

Jardim de inverno é um ambiente que funciona como uma estufa de plantas dentro de residências, usado para a recreação em países onde o inverno é muito rigoroso.

A pandemia do coronavírus fez com que os lares passassem por grandes transformações. Cada vez mais as pessoas querem criar ambientes agradáveis dentro das casas, que agora também são o local de trabalho.

Um jardim de inverno é perfeito para quem não dispõe de um quintal para relaxar nos momentos estressantes do dia ou no final de semana. Plantas e flores deixam o ambiente relaxante, aconchegante e muito elegante.

Jardins verticais, por exemplo, podem ser uma solução para quem não dispõe de muito espaço. Ou, ainda pequenas árvores cultivadas com a técnica bonsai têm sido uma das saídas para quem mora em apartamentos, por exemplo.

O mais importante é ter um espaço na casa onde é possível se aproximar da natureza, mesmo que seja no menor tempo e espaço possível. 

Pensando nisso, resolvemos falar um pouco sobre esse lugar da casa que mesmo não sendo essencial pode trazer inúmeros benefícios para você e sua família.

Quando e onde surgiu o Jardim de Inverno?

O Jardim de inverno surgiu em países inverno muito rigorosos, onde a temperatura não permite muita interação nos ambientes abertos. 

Nesses lugares, o cultivo de plantas do lado de fora da casa não podia ser considerado um lazer. Portanto, a solução foi trazer o jardim para dentro de casa. 

Assim, as pessoas podiam manusear suas plantas longe da neve.  O resultado foi que mais casas começaram a ser projetadas com um espaço destinado ao jardim de inverno. 

Ao que se sabe os primeiros jardins de inverno surgiram no século VII na Europa. Eram usados como espaço de convivência nos castelos. 

No Vale de Loire, na França, há inúmeras construções medievais que preservam seus jardins de inverno até hoje.

Mas, apesar de associado às regiões geladas, esse ambiente da casa, está ganhando cada vez mais espaço entre os lares de países tropicais. 

Afinal, as plantas dentro de casa também trazem certa refrescância aos ambientes.

No Brasil, os jardins de inverno são usados como áreas de iluminação e ventilação para outras áreas. E, ao mesmo tempo, dão um ar de elegância e modernidade para a casa.

Como fazer um Jardim de Inverno

Para fazer um jardim de inverno comece escolhendo o local. E, o primeiro critério para escolher bem esse local é buscar pela luz natural do dia. Como você bem sabe, as plantas precisam da luz solar para viver.

Então, pense comigo. Sabe aquele lugar da casa que é muito pequeno para virar um cômodo, mas também é  grande demais para ficar vazio? Então, esse pode ser o lugar ideal para você fazer seu jardim de inverno.

jardim-de-inverno-em-casa

No entanto, o jardim inverno pode ser montado em qualquer lugar da casa. O mais comum é próximo à sala. Pois, além de ser um espaço de convivência dos moradores, é também o lugar de recepção dos visitantes.

Aí vão algumas dicas para você deixar seu jardim de inverno mais customizado:

  • use arandelas e iluminação de led;
  • portas divisórias de vidro;
  • coloque móveis de madeira.

Mas, antes de sair montando seu jardim de inverno é bom consultar alguém que entende de paisagismo, jardinagem e construção. 

O ideal é você contratar algum profissional ou empresa da área para fazer algo bonito, que não vai te trazer prejuízos no futuro.

Para deixar seu jardim de inverno mais estiloso, opte por objetos minimalistas, luzes discretas e cores suaves. 

Nem sempre os modismos são a melhor opção, pois, depois que a moda passa você pode se arrepender das escolhas feitas.

jardim-de-inverno-embaixo-da-escada

Enfim, um jardim de inverno precisa ser um lugar de conforto e relaxamento. Por isso, dê preferência aos projetos que visam esse resultado. 

Cores muito extravagantes ou plantas muito espaçosas podem mais atrapalhar do que ajudar.

Escolha as plantas

Uma última dica sobre jardim de inverno é a escolha das plantas. Como falamos, plantas muito espaçosas podem acabar mais te estressando do que relaxando.

Portanto, dê preferência para as espécies de planta que mais se adaptam aos espaços internos. Por exemplo, a babosa de pau, a palmeira areca ou os lírios da paz. 

Outras plantas que também são ótimas para jardins de inverno são:

  • pau d`água;
  • palmeira chamaedórea; 
  • singônio;
  • begônia;
  • mini cactos;
  • suculentas. 

Mas, não esqueça que cada tipo de planta exige um tipo de manutenção. Ou seja, quantidade de água, tempo de exposição ao sol, tipo de poda e afins. 

Assim como, algumas vão precisar de cuidados especiais de adubagem e controle de pragas.

Mas, bem cuidado, um jardim de inverno se torna o lugar mais adequado para a família ter tempo de qualidade. Tomar aquele cafézinho pegando um sol no dia frio. Ou, sentir a brisa suave num dia de calor.

Gostou das nossas dicas?

Já pensou em ter seu jardim de inverno em sua casa própria? Que tal conhecer os empreendimentos da Fontanive? Com certeza nós temos algo direcionado para você e sua família. 

Deixe seu comentário

Posts relacionados

Apartamento com Piscina, vale a pena?

Apartamento com Piscina, vale a pena?

18/10/2021 Leia agora Seta
Morar na praia é muito caro? 5 capitais brasileiras!

Morar na praia é muito caro? 5 capitais brasileiras!

04/10/2021 Leia agora Seta