Guia completo para investir no mercado imobiliário

Certamente você já ouviu falar sobre o mercado de imóveis e todo o capital que este ramo movimenta, correto? Mas, afinal, o que é, como funciona e como investir no mercado imobiliário? Apesar de parecer algo complexo, entender mais sobre este negócio pode ser mais simples do que você imagina.

Encontramos muito a respeito deste assunto na internet e em outros meios de comunicação, mas hoje vamos te explicar o que é mercado imobiliário de uma maneira simples e direta. 

Para ajudar você a entender tudo sobre o assunto, preparamos esse guia completo e definitivo sobre investimento no mercado imobiliário. Confira!

O que é mercado imobiliário?

Este é um assunto muito falado em diferentes mídias, mas o que é o mercado imobiliário? Por que pode ser importante para você conhecê-lo e entender como as coisas funcionam neste meio?

Este setor é baseado na compra e venda de imóveis. O dinheiro utilizado para este fim é o que movimenta o que chamamos de mercado imobiliário, ou seja o meio onde se comercializam imóveis. Este é um dos ramos que mais cresce no Brasil e no mundo, sendo um dos mais promissores para quem deseja investir (falaremos sobre investimentos mais adiante).

Se você não pretende investir dinheiro neste setor, mas planeja comprar um imóvel para uso próprio, entender como funciona o mercado imobiliário também deveria ser um assunto do seu interesse.

Podemos analisar e procurar entender como funciona o mercado imobiliário de dois pontos de vista diferentes: de quem vende imóveis e de quem compra imóveis.

Falando primeiramente de quem vende imóveis, podemos dizer que a atividade é baseada em oferta e demanda. Um cenário comum é a demanda ser maior do que a oferta em um lugar. Isso acontece quando as pessoas começam a buscar um tipo de imóvel específico em determinada região. Com isso as construtoras e imobiliárias começam a lançar e procurar por empreendimentos neste estilo nesta mesma região, procurando atender essa demanda. 

Mas olhando agora para o outro ponto de vista, o mercado funciona da mesma forma para aqueles que compram imóveis? Descubra no tópico a seguir.

Como funciona o mercado imobiliário?

Partindo para o outro lado deste setor, chegou a hora de descobrir como funciona o mercado imobiliário para as pessoas que decidem comprar imóveis. Este segmento pode ser subdividido em mais duas categorias: o mercado imobiliário de quem compra imóveis para morar e de quem compra para investir. Confira.

Comprar imóvel para morar

Quando falamos sobre o mercado imobiliário, grande parte das pessoas pensam que não é um assunto de seu interesse, já que pretendem comprar um imóvel apenas para morar. É aí que elas se enganam. Se você está em busca de uma casa ou apartamento para morar e chamar de seu, é muito importante saber como funciona o mercado imobiliário. 

É preciso estar sempre atento às construtoras e imobiliárias que você entra em contato antes de fechar negócio. Muitas empresas agem de má fé ou não são totalmente sinceras com os clientes. Lembre-se que por lei todas as características do imóvel devem ser mostradas ao cliente antes da compra, inclusive as negativas. 

Por isso é importante que você entenda sobre o mercado de imóveis e como ele anda na região que você deseja morar. Quanto mais souber acerca do assunto, menores as chances de cair em mentiras ou fechar um mau negócio.

Mas você já pensou em comprar um imóvel para investir?

Comprar imóvel para investir

Nem todos sabem, mas o mercado imobiliário no Brasil está em um momento de expansão, se tornando ainda mais promissor quando o assunto é investimento. Por isso essa pode ser uma ótima opção para quem pretende aumentar os lucros. 

É cada vez maior o número de pessoas que decidem comprar um imóvel para investir, visando o retorno financeiro à médio e longo prazo. Pensando por esse lado, se você nunca fez isso, pode ser interessante aproveitar as oportunidades da sua cidade e dar o primeiro passo como investidor no mercado imobiliário. Mas é claro, para que isso possa dar certo é importante entender como funciona o mercado imobiliário para quem pretende adquirir um imóvel com esse objetivo.

O passo mais importante, antes mesmo de entrar nesse meio de investidores, é aprofundar seus conhecimentos no mercado imobiliário. Estude como andam as ofertas e demandas na sua região e analise se vale mais a pena comprar um imóvel na planta ou pronto para morar, por exemplo.

Entender a fundo como funciona o mercado imobiliário é um processo que exige muito estudo e atenção. Continue sempre de olho nos empreendimentos desejados na sua região e procure fazer o melhor negócio, evitando arrependimentos ou mesmo cair em golpes.

Vale a pena investir em imóveis? Descubra agora!

Uma das principais maneiras de aumentar um capital é investindo. Existem diferentes métodos e setores nos quais você pode aplicar seu dinheiro, e por isso esse assunto pode causar muitas dúvidas. Mesmo assim, especialistas são quase unânimes em afirmar que vale a pena investir em imóveis. 

O setor ganhou mais fôlego nos últimos tempos com as crises econômicas pelas quais o mundo passou. Com as pessoas segurando mais o dinheiro no bolso, os proprietários e construtoras se viram obrigados a baixar os preços e melhorar as condições de compra.

Se você tem uma reserva financeira, mas não sabe como fazer para ver seu patrimônio aumentar, esse post é para você. Hoje vamos falar sobre o setor imobiliário e as principais formas de fazer isso. Confira!

Como investir em imóveis?

Uma das últimas pautas que abordamos aqui no blog foi sobre como funciona o mercado imobiliário de diferentes pontos de vista. Lá explicamos mais a fundo sobre esta área e como tudo acontece no ponto de vista de quem vende e de quem compra imóveis. 

Quando o assunto é mercado imobiliário, uma das dúvidas mais frequentes é como investir em imóveis sem correr altos riscos. Assim como qualquer outro tipo de investimento, é necessário estudar as constantes variações do mercado e estar sempre atento ao histórico e ao movimento do mercado.

Podemos dizer que existem algumas maneiras diferentes de investir neste setor. Tudo depende da sua situação financeira e do que você espera do seu investimento.

Comprar imóvel para alugar

Uma das formas mais comuns de se investir e manter uma renda passiva é adquirir um imóvel e disponibilizá-lo para locação. Você pode buscar regiões promissoras ou empreendimentos na planta, por exemplo, que costumam custar menos no início da obra. Após alguns anos certamente o imóvel será valorizado e você poderá cobrar mais pelo aluguel.

Claro que tudo depende de como o setor irá se comportar daqui a alguns anos, por isso é importante estar sempre atento às demandas de determinadas regiões e estudar o histórico do mercado, prevendo o que pode ou não dar certo.

Investir em fundos imobiliários

Outra maneira muito conhecida para investir em imóveis é partir para as aplicações financeiras, como investir em fundos imobiliários. Esse acaba sendo um modelo mais prático e rápido, já que não exige a compra de um imóvel. Por outro lado, seu dinheiro permanecerá preso no investimento por um tempo. É vantajoso, mas menos flexível. Com um imóvel próprio as possibilidades são maiores, já que você tem a liberdade de vender ou mesmo morar nele caso deseje.

Também é importante considerar que investir em fundos imobiliários funciona de maneira parecida com a compra de ações. É preciso ter conhecimento na área, estar sempre atento às mudanças diárias do mercado e não ter medo de se arriscar.

Por isso, se você é novo nos investimentos e prefere começar por algo mais seguro e conservador, a compra de um imóvel é o mais indicado.

Vantagens de investir em imóveis

Todo tipo de investimento pode causar dúvidas, afinal, é o seu dinheiro que está em jogo. Com tantos tipos de investimentos disponíveis atualmente, escolher a melhor opção pode ser uma tarefa um tanto complicada. Acredite: é normal se perguntar se vale a pena investir em imóveis e quais as vantagens que essa modalidade pode oferecer.

Se você se interessa pelo mercado imobiliário e acredita que pode se dar bem investindo nesse setor, vale a pena investir em imóveis. Existem vários pontos positivos que levam muitos investidores a apostarem no mercado imobiliário.

Confira a seguir algumas vantagens que provam que os imóveis são um ótimo negócio e se mostram muito promissores para os próximos anos.

O mercado imobiliário é seguro

Na compra um imóvel, após ter toda a documentação assinada e registrada em cartório, você tem a garantia de que ele é seu. A partir daí ele só deixará de ser seu caso autorize outra pessoa a ter a posse do imóvel. Por isso esse tipo de investimento é considerado tão seguro. 

Além do mais, quando tratamos de aluguel, os contratos de locação determinam multas para o caso de o inquilino solicitar uma anulação antes dos primeiros 30 meses. Essa é mais uma garantia que você possui e que prova que vale a pena investir em imóveis.

Formas alternativas de ganhos

Comprar imóveis para investir também nos oferece diferentes possibilidades de investimento. O método mais conhecido e praticado é alugar o imóvel para outras pessoas. Dessa forma, você receberá um valor fixo todos os meses, definido em contrato e garantido por um tempo determinado.

Além do aluguel, outra forma de ganhos a partir da compra é a valorização do imóvel. Este é considerado um investimento de médio e longo prazo, sendo uma ótima opção para quem pretende contar com isso daqui a algum tempo.

Diversidade de imóveis para investir

Outra vantagem dos imóveis e que outros tipos de investimentos não nos proporcionam é a diversidade de imóveis para investir. No mercado imobiliário você tem a liberdade de escolher a localização, o valor e inclusive o tipo de imóvel que gostaria de comprar. Isso pode te ajudar a  identificar e optar pelo empreendimento com maior demanda por exemplo. 

Não é a toa que o mercado imobiliário continua sempre ativo, se mostrado um investimento promissor para os próximos anos. 

Casa ou apartamento: como escolher o melhor investimento

Quem não gostaria de multiplicar os ganhos ou garantir aquela renda extra no final do mês, não é mesmo? Por isso, aplicar dinheiro em algo rentável, como investir em imóveis, é um dos principais caminhos para conseguir alcançar esse objetivo. Uma casa ou apartamento pode ser a solução perfeita para fazer seu dinheiro render e aumentar os lucros.

Com tantos tipos de imóveis no mercado, encontrar o investimento ideal pode ser uma tarefa complicada para quem não está acostumado com o setor. Nesse caso é importante saber escolher o melhor imóvel, e é isso que vamos te ensinar hoje.

Se você quer entender como funciona o mercado imobiliário na hora de comprar um imóvel para investir e saber qual é a melhor opção para aumentar seus ganhos, continue a leitura. Vamos lá!

Como investir em imóveis?

Quando o assunto é mercado imobiliário, uma das principais dúvidas é como investir em imóveis sem correr altos riscos. Assim como qualquer outro tipo de investimento, é necessário estudar as constantes variações do mercado e estar sempre de olho no histórico e movimento do mercado.

Esse meio também nos oferece diferentes possibilidades de investimento. Uma das formas mais comuns de se investir e manter uma renda passiva é adquirir um imóvel e disponibilizá-lo para locação. Você pode buscar regiões promissoras ou empreendimentos na planta, por exemplo, que costumam custar menos no início da obra.

Além do famoso aluguel, outra forma de multiplicar seus ganhos é a valorização do imóvel. Este é considerado um investimento de médio e longo prazo, sendo uma ótima opção para quem pretende contar com esse dinheiro daqui a algum tempo.

Mas antes de entrar de cabeça e investir seu dinheiro em uma casa ou apartamento, é importante que você entenda o que é e como funciona o mercado imobiliário, evitando cair em golpes e procurando fazer o melhor negócio. Acompanhe.

Como funciona o mercado imobiliário?

De um modo geral este setor da economia é baseado na compra e venda de imóveis. O dinheiro utilizado para este fim é o que movimenta o que chamamos de mercado imobiliário, ou seja o meio onde se comercializam imóveis. Este é um dos ramos que mais cresce no Brasil e no mundo, sendo um dos mais promissores para quem deseja investir.

Nem todos sabem, mas o mercado imobiliário no Brasil está em um momento de expansão, se tornando ainda mais promissor quando o assunto é investimento. Por isso essa pode ser uma ótima opção para quem pretende aumentar os lucros. 

O passo mais importante, antes mesmo de entrar nesse meio de investidores, é aprofundar seus conhecimentos no setor. Estude como andam as ofertas e demandas na sua região e analise se vale mais a pena comprar um imóvel na planta ou pronto para morar, por exemplo.

É normal que investir possa causar incertezas, afinal, é o seu dinheiro que está em jogo. É normal se perguntar se vale a pena comprar uma casa ou apartamento para investir e quais as vantagens que cada um deles pode oferecer. Confira.

Vale a pena investir em casa ou apartamento?

É cada vez maior o número de pessoas que decidem comprar uma casa ou apartamento para investir, visando o retorno financeiro à médio e longo prazo. Pensando por esse lado, se você nunca fez isso, pode ser interessante aproveitar as oportunidades da sua cidade e dar o primeiro passo como investidor no mercado imobiliário.

Por isso é importante analisar os pontos positivos e negativos de investir em uma casa ou apartamento, para assim escolher o melhor negócio para você. Confira.

Investir em casa

As casas ainda são as preferidas por muitas pessoas que decidem comprar um imóvel para investir. Normalmente elas oferecem mais espaço e por isso possuem um custo mais alto para quem decide morar de aluguel.

Mas como nem tudo são flores, o investimento inicial para quem decide comprar uma casa com esse objetivo também é mais alto. Além do valor, é preciso estar atento à segurança da região onde a casa está localizada e do terreno, como muros e portões. 

Por isso se você não pode investir muito agora, apostar em uma casa pode não ser a melhor opção. 

Investir em apartamento

Caso você procure algo mais acessível, uma ótima opção é buscar um apartamento para investir. Além de ser um tipo de imóvel mais seguro, ele costuma ter um valor mais baixo do que as casas. Vale lembrar que os apartamentos são cada vez mais procurados por casais, estudantes e famílias pequenas, especialmente em regiões centrais. 

Claro que o valor de um imóvel depende muito do tamanho, vantagens e localização, mas em geral essa é a melhor escolha para quem procura um primeiro imóvel para investir. Além do mais, apartamentos podem ser bem vantajosos caso decida esperar pela valorização.

Descubra quais são os tipos de apartamento

Se você não sabe onde investir e tem curiosidade a respeito de investimento no mercado imobiliário, é importante entender sobre o assunto. Por isso, no post de hoje, vamos mostrar para você quais são os tipos de apartamento e as diferenças entre eles. Confira!

Quitinete

Também chamada de kitinetes, estes apartamentos são compactos. Com metragem limitada, são indicados para quem mora sozinho e não costuma receber muitas pessoas. Em geral, a planta é dividida em duas partes, sendo que uma é composta pelo banheiro e a outra é reservada para quarto e cozinha.

Loft

Amados pelo mais modernos, os lofts representam um novo conceito de apartamento. Estas unidades costumam ser compostos por um único cômodo amplo. Por conta disso, é indicado para casais e para quem mora sozinho, já que não oferece muita privacidade. Alguns podem conter mezanino. 

Padrão

O apartamento padrão é o mais comum nos empreendimentos. Estes imóveis têm divisões bem claras entre quartos, sala, cozinha e banheiro. Podem ser indicados para quem mora sozinho ou para famílias numerosas.

Duplex

Apartamentos duplex são mais amplos do que os apartamentos padrão. Isso porque eles são compostos por dois andares e, em geral, oferecem mais privacidade à família, já que os quartos costumam ficar no andar superior. 

Triplex

Como o nome diz, o triplex é um apartamento que conta com três andares. Esse pavimento adicional costuma ser reservado a áreas de lazer, como espaços gourmet ou piscinas. Indicado para quem tem maior poder aquisitivo.

Cobertura

As coberturas são apartamentos localizados no último andar dos prédios. Podem ter mais do que um andar e são as unidades mais cobiçadas, já que são mais amplas e privativas. Costumam ocupar toda a metragem do andar. 

Viu como existem vários tipos de apartamento? Na hora de investir no mercado imobiliário, analise suas economias e veja qual modelo tem maior poder de valorização. 

Tenha sempre à mão nosso Guia completo para investir no mercado imobiliário e aproveite para começar a planejar seus ganhos com muito mais valorização e segurança. Aproveite a leitura e comece agora mesmo a conferir as unidades prontas para morar da Construtora Fontanive.

Quer encontrar o seu apartamento ideal?

Preencha com os seus dados que a gente ajuda você.