Blog

Blog sobre mercado imobiliário, dicas de decoração, informações sobre financiamento de imóveis e muito mais. Confira!

Apartamento na planta ou pronto para morar: qual o melhor investimento?

Apartamento na planta ou pronto para morar: qual o melhor investimento?

Escolher um apartamento na planta ou pronto para morar é uma decisão importante para qualquer pessoa. O sonho da casa própria envolve um investimento significativo e precisa ser bem planejado para não gerar transtornos mais tarde.

Existem alguns cuidados que devem ser tomados independente de compra de um apartamento na planta ou pronto para morar. Um dos principais é o cuidado com a documentação do imóvel e do vendedor.

Para garantir que não está entrando em um negócio que lhe dará dor de cabeça, escolha negociar com uma construtora séria ou contrate uma assessoria imobiliária, você também pode contratar um corretor de imóveis habilitado pelo CRECI. Negociar com profissionais é mais fácil e garantido. Outra dica é guardar todos os recibos, certidões, escrituras e documentos referentes à compra.

Além dos cuidados também é bom ter bem claro as vantagens da comprar de um imóvel na planta ou pronto para morar, para então definir o investimento na compra do apartamento ideal.

Vantagens de comprar apartamento pronto

Casal jovem com uma filha entrando no apartamento novo

Quando você comprar um apartamento pronto, conta com a vantagem de poder visitar o imóvel e conhecer pessoalmente os cômodos e também o condomínio.

Outra grande vantagem é poder mudar logo após a conclusão de todos os trâmites legais de compra.

Comprar um apartamento exige mais atenção que alugar, porque além de ser um investimento, o período de permanência no imóvel será muito maior. Antes de efetuar a compra de um apartamento pronto para morar considere os seguintes fatores:

  • Avalie o prédio: uma visita com calma pode ser a melhor forma de prestar atenção aos detalhes das áreas comuns. Pontos importantes para avaliar são: a parte elétrica, os elevadores, sinais de infiltrações, rachaduras e ferrugem.
  • Verifique o valor do condomínio e calcule em média a variação que pode ocorrer devido ao que o prédio oferece. Itens como piscina, academia, portaria 24 horas, sistema de monitoramento por câmeras, entre outros, podem elevar o valor pago mensalmente.
  • Confira se o apartamento é ventilado, apresenta incidência solar e se possui cômodos bem iluminados. Pode parecer exagero, mas essas condições irão influenciar no conforto e até mesmos nos gastos mensais.
  • Explore o bairro de localização do condomínio. O recomendado é uma pesquisa ampla sobre o bairro, serviços oferecidos na vizinhança, meios de transporte.

Vantagens de comprar apartamento na planta

Planta de apartamento utilizada para acompanhar o texto que aborda as vantagens de comprar um apartamento na planta

A principal vantagem de comprar um apartamento na planta está no preço, que é menor enquanto o apartamento não estiver pronto. Além disso, as construtoras costumam ter opções de parcelamento da entrada.

Comprar um apartamento na planta representa um investimento com rentabilidade significativa, pois após a entrega, o imóvel terá valorizado em média 30%.

Comprar um apartamento na planta também apresenta outras vantagens como:

  • Poder personalizar de acordo com as possibilidades que a construtora oferece. Alguns projetos preveem pequenas mudanças. Além disso, você poderá escolher o piso, instalação de bancadas, azulejos entre outros detalhes.
  • Tempo para planejar a mudança. Durante o andamento da obra você terá tempo para organizar as finanças e planejar a compra dos móveis e a decoração do apartamento novo.
  • Comprar um apartamento na planta significa investir em um imóvel com estrutura e instalações modernas.
  • A tranquilidade de não precisar de reformas e reparos no sistema elétrico ou hidráulico.

Dicas para quem vai comprar um apartamento na planta

Chave de um apartamento novo

Para ter a segurança de estar fazendo um bom negócio procure conhecer a construtora, veja algum imóvel que foi entregue e a opinião de quem comprou.

Verifique na prefeitura se a planta está aprovada. Também veja com calma o memorial descritivo do imóvel, avaliando a escritura do terreno, tamanho, material que será utilizado na construção, qualidade dos elevadores, entre outros detalhes.

Antes de efetuar a compra conheça o bairro de localização do condomínio. Pontos de comércio, meios de transporte, vizinhança, entre outros detalhes relacionados a localização que podem ser importantes para a sua rotina.

Após avaliar todos os pontos é hora de fechar negócio e iniciar os preparativos para mudar para o novo lar.

Leia também:

Que tal transformar seu 13º na 1ª parcela do seu novo apê?
Casa ou apartamento? 4 vantagens em morar em prédio
Como comprar o primeiro apartamento
3 dicas para comprar apartamento quando se tem crianças

 

Deixe seu comentário

Posts relacionados

INCC: entenda como é calculado

INCC: entenda como é calculado

25/04/2022 Leia agora Seta
4 motivos para morar no centro de Curitiba

4 motivos para morar no centro de Curitiba

11/04/2022 Leia agora Seta