Quero morar sozinho: como colocar os planos em prática?

Chega um momento da vida em que é necessário dar o grito de independência, começar a andar com as próprias pernas e dar voz ao pensamento: “quero morar sozinho”. Além de isso ser importante para o desenvolvimento pessoal, o desejo de ter mais privacidade e autonomia toma conta de jovens adultos e pessoas que querem assumir as rédeas da própria vida. 

O sonho é totalmente possível, mas para que as suas conquistas aconteçam de forma tranquila e organizada, é bom se preparar para esse momento e planejar as etapas até que a tão esperada mudança aconteça.

Se você quer planejar uma vida só sua e entender todas as responsabilidades que a independência envolve, pode respirar aliviado. Nós preparamos esse post com as principais etapas; da decisão até a escolha do seu apartamento. Confira! 

Faça um planejamento financeiro

O primeiro passo para você dar quando quer saber como morar sozinho, é organizar suas finanças. Sair do conforto da casa dos pais e arcar com todos os gastos que uma casa envolve é possível, mas é preciso planejamento.

Para fazer isso, calcule quanto gastará por mês com contas fixas e estipule um teto para gastos com lazer. Se estiver procurando um apartamento, veja quanto sairá a parcela do financiamento e quanto precisará oferecer como entrada. Hoje em dia existem diversas construtoras em Curitiba que facilitam a compra do primeiro apartamento, não deixe de fazer uma pesquisa. 

Habitue-se a realizar as atividades domésticas

Muitas pessoas querem morar sozinhas, mas não está acostumado à rotina de uma casa. Os serviços domésticos demandam esforços diários e qualquer despreparo pode ser desanimador no início da sua nova vida. O ideal, portanto, é começar a se acostumar com a realização destas tarefas.

Limpe os banheiros, organize dias de faxina e procure não deixar a pia acumulada de louças. Procure varrer o chão diariamente para evitar o excesso de poeira e passe um pano nos seus móveis regularmente. Se for cozinhar, comece a preparar os pratos mais básicos para não ir para a nova casa sem ter noção de como preparar uma refeição.

Guarde uma reserva de emergência financeira

Ter uma reserva financeira para gastos emergenciais é importante para quem quer morar sozinho. Imprevistos acontecem e você pode precisar arcar com despesas com saúde e até com problemas na casa, como vazamentos, entupimentos e problemas na fiação elétrica. 

Não é preciso juntar grandes quantias, desde que elas ajudem você a se livrar de um problema quando ele surgir. Para fazer isso, estipule uma quantia mensal para ser poupada após a mudança e comece a aumentar essa reserva. 

Saiba como comprar apartamento

Quer morar sozinho e não sabe como comprar apartamento? Você só precisa ficar atento a alguns passos importantes. Muitas vezes, precisamos organizar nossas ideias e começar a planejar para poder alcançar um objetivo específico. O primeiro passo a ser tomado, portanto, é colocar tudo no papel e entender o que é importante analisar nessa situação.

Pode parecer confuso, mas é só um trabalho de etapas que pode ser seguido de forma tranquila. Assim você consegue garantir que tudo sairá conforme planejado. Faça uma lista de prioridades, veja quanto você pode pagar por mês e procure uma construtora de confiança para ver as condições de pagamento.

Na Fontanive você pode simular a compra do seu primeiro apartamento de acordo com a sua renda. Basta preencher um formulário e nossa equipe entrará em contato com você o mais breve possível! Confira nossos lançamentos e invista no seu novo lar com parcelas que cabem no seu bolso!

Quer encontrar o seu apartamento ideal?

Preencha com os seus dados que a gente ajuda você.