Como comprar o primeiro apartamento

Saber como comprar o primeiro apartamento é sempre um desafio. Investir em um imóvel é o sonho de muitas pessoas que moram de aluguel ou pretendem ter algo próprio. Para isso é preciso se planejar da maneira correta, evitando gastos maiores ou problemas para garantir a realização de uma conquista tão importante.

Mas afinal, como planejar a compra de um imóvel de maneira simples e eficaz? Hoje estamos aqui para te ajudar a solucionar essa questão e a fazer com que a aquisição de uma propriedade seja tranquila e sem incômodos. Ficou curioso? Então continue a leitura e descubra como isso é possível.

Como planejar a compra do primeiro apartamento?

Muitas vezes precisamos organizar nossas ideias e começar a planejar para poder  alcançar um objetivo específico. Com a compra do primeiro imóvel isso não é diferente. O primeiro passo a ser tomado, portanto, é colocar tudo no papel e entender o que é importante analisar nessa situação.

Pode parecer confuso, mas é só um trabalho de etapas que pode ser seguido de forma tranquila. Assim você consegue garantir que tudo sairá conforme planejado. Veja, abaixo, tudo o que você deve fazer para evitar incômodos.

Liste suas prioridades

Escolher o seu primeiro imóvel não é uma tarefa fácil. É preciso ter consciência de que este tipo de aquisição exige cuidado, atenção e pesquisa, muita pesquisa. Por isso, a compra de um apartamento deve ser planejada da maneira correta.

O primeiro passo é entender a sua situação, suas necessidades e prioridades. Você vai morar sozinho ou com mais pessoas? Quantos quartos serão necessários? Ter uma cozinha grande é importante para você? Não abre mão de um imóvel com piscina?

como-comprar-o-primeiro-apartamento-na-planta

Para organizar todas as informações, pegue uma folha de papel e divida-a em três colunas. Na primeira coluna liste tudo o que é essencial ou que não pode faltar no seu primeiro apartamento ou casa. Na coluna do meio você pode colocar detalhes que gostaria que tivessem no seu apartamento, mas que não são essenciais.

Por fim, coloque as coisas mais incríveis que você gostaria em um apartamento e, que se conseguir, serão bônus. Nisso você pode incluir piscina, área gourmet ou outros espaços típicos de um condomínio clube, por exemplo.

Colocando todos estes detalhes na ponta do lápis você conseguirá filtrar melhor os imóveis que são do seu interesse, evitando distrações com aqueles que não se encaixam no seu objetivo. Se por acaso não encontrar um local com tudo o que tem na sua lista e que se encaixe no seu orçamento, comece retirando alguns itens da última coluna.

O ideal, aqui, é que você altere o menos possível as primeiras colunas, já que elas compõem seus sonhos e as necessidades de quem vai morar no futuro imóvel.

Detalhe os gastos

Sem sombra de dúvidas, um dos pontos que passa mais despercebido durante a compra do primeiro imóvel são os gastos que ele pode proporcionar. Antes de ir em busca de um novo lar, é fundamental listar todos os gastos que você terá, seja antes ou durante a morada, e verificar se eles cabem no seu bolso.

Liste tudo o que poderá aumentar seus gastos. Veja se precisará de móveis ou se você já tem tudo o que é preciso para viver, como eletrodomésticos e até talheres. Não se esqueça também de toda a documentação necessária na hora de efetuar a compra do primeiro imóvel. Confirme o quanto será preciso para ter esses itens e se isso tudo se encaixa no seu orçamento.

Organize as finanças

Com todos os possíveis gastos listados, é hora de se planejar financeiramente e evitar passar apertos. Se você pretende pagar todos estes gastos à vista, é necessário estipular um prazo e um valor que deverá ser guardado mensalmente para este objetivo. Caso o financiamento seja a solução para seus sonhos, determine o valor e o tempo das parcelas que você pode pagar sem comprometer todos os seus ganhos.

como-comprar-o-primeiro-apartamento-financiado

Lembre-se, ainda, de que, em geral, os financiamentos exigem que você ofereça um valor como entrada. Se você ainda não tem esse dinheiro, estabeleça uma meta de valor a ser poupado e uma data limite para alcançá-lo. É preciso ter disciplina e controle dos gastos para guardar o suficiente e assim conquistar seu primeiro apartamento.

É possível fazer a compra do primeiro imóvel com pouco dinheiro?

Se este é o seu maior bloqueio na hora de fazer a compra do primeiro imóvel, saiba que sim, é possível investir em um lugar pra chamar de seu mesmo com pouco dinheiro.

Atualmente existem muitas formas de alcançar grandes conquistas sem precisar ter o valor total do bem em mãos. Para isso, existem formas de financiamentos e até mesmo programas do governo que visam beneficiar pessoas que sonham com a casa própria.

Na Fontanive você pode simular a compra do seu primeiro apartamento de acordo com a sua renda. Basta preencher um formulário e nossa equipe entrará em contato com você o mais breve possível! Confira nossos lançamentos e invista no seu novo lar com parcelas que cabem no seu bolso!

Está preparado para começar a planejar a compra do primeiro imóvel? Então nos conte aqui embaixo como é o seu imóvel dos sonhos. Não deixe de nos acompanhar também no Facebook e Instagram.

Quer encontrar o seu apartamento ideal?

Preencha com os seus dados que a gente ajuda você.