Como organizar as finanças e comprar um apartamento?

Uma coisa é fato: para comprar um apartamento e, finalmente, realizar o sonho da casa própria não basta sonhar, é preciso ter muita determinação e foco. Afinal, o valor necessário para esse tipo de investimento costuma ser muito alto e, infelizmente, grande parte das pessoas não dispõe dessa quantia.

Se você se enquadra nesse cenário, não desanime! Adotando novos hábitos e redobrando a atenção para a sua vida financeira, você pode poupar dinheiro e, em um futuro não muito distante, ter condições de dar os primeiros passos para a realização desse grande sonho.

Confira, a seguir, cinco dicas valiosas que você deve implantar já para comprar um apartamento próprio:

Faça planilhas

As planilhas são ideais para registrar de forma organizada todo o dinheiro que entra e todo o dinheiro que sai ao longo do mês. Ao criar a sua, não se esqueça de adicionar todas as despesas fixas, pagamentos e gastos eventuais. Inclua também o valor total do seu salário e outras formas de entrada de dinheiro, caso haja alguma.

Com essa planilha finalizada, organize o seu orçamento mensal, adequando os gastos às receitas, sem se esquecer que, para uma vida financeira saudável, é fundamental que os custos com as despesas não sejam maiores que o orçamento final. Aliás, o ideal é que sobre cerca de 10% a 20% do valor total recebido ao longo do mês para outras finalidades – como guardar dinheiro para comprar um apartamento.

Prioridades

Além de garantir mais clareza com relação às despesas e receitas, as planilhas também ajudam a definir melhor as prioridades. Afinal, com elas, é possível acompanhar de forma mais eficiente todo o dinheiro que poderia ser direcionado à compra de um imóvel, mas que, no entanto, está sendo gasto em coisas supérfluas, como idas à restaurantes, viagens, passeios e compras.

Estabeleça prazos

Na hora de avaliar as despesas e receitas, nem sempre o resultado final é animador. Muitas vezes, o salário não corresponde às expectativas e necessidades mensais, sem falar que há sempre os imprevistos. Ainda assim, tente estabelecer um prazo para alcançar o seu objetivo e estude formas de chegar lá dentro do período previsto.

Fuja dos juros

Parcelar as compras ao longo dos meses pode ser tentador, porém, as vantagens de pagar à vista são sempre maiores. Com o dinheiro em mãos fica mais fácil de pechinchar, garantir descontos e outras vantagens, sem falar que você evita os gastos a mais gerados pelos juros – que geralmente vêm atrelados às compras parceladas.

Faça investimentos

Que tal fazer o seu dinheiro render enquanto você não compra o seu imóvel? Isso é possível se você optar por aplicar o seu dinheiro em algum tipo de investimento financeiro. Porém, pesquise as opções antes de tomar qualquer decisão. O ideal é investir em aplicações seguras e capazes de gerar um ganho estável e previsível.

Com um pouco de disciplina e organização, o tão esperado imóvel próprio pode se adequar à sua realidade financeira antes do que você imagina! Coloque essas dicas em prática e prepare-se para comprar um apartamento como você sempre sonhou!

 

Leia também:
– Investimento em imóveis: vantagens e desvantagens
– Que tal transformar  seu 13º na 1ª parcela no seu novo apê?
– Casa ou apartamento: 4 vantagens em morar em prédio 
– Como comprar o primeiro apartamento 

Quer encontrar o seu apartamento ideal?

Preencha com os seus dados que a gente ajuda você.