Blog sobre mercado imobiliário, dicas de decoração, informações sobre financiamento de imóveis e muito mais. Confira!
Uma sala organizada pode se tornar um dos espaços mais importantes de uma casa. É nela que os moradores se reúnem para conversar, assistir televisão ou passar um tempo juntos.
Por isso, ela precisa ser um espaço acolhedor e funcional para todos na residência. Neste texto mostraremos dicas de como manter a sua sala organizada.
Além de cada coisa ter o seu lugar específico, o planejamento de como organizar sala pequena precisa considerar pontos como:
Nesse sentido, manter uma sala organizada não se resume apenas em colocar as coisas em seus lugares, mas em encontrar formas de aproveitar melhor o espaço disponível.
Organizar uma sala pequena é mais desafiador do que arrumar espaços maiores, entretanto, não é tão complicado.
Nós já demos algumas dicas simples de como é possível criar uma sala organizada, acolhedora e bonita. Mas, agora vamos falar especificamente sobre a sala pequena.
A primeira dica é: meça todo o espaço. Saiba exatamente qual o tamanho disponível para cada móvel que pretende colocar no espaço.
Na hora de organizar uma sala pequena, imagine onde cada móvel irá ficar. Meça o espaço que ele pode ocupar, a distância entre os outros móveis e o espaço de circulação da sala.
Essas medidas vão te ajudar a escolher os melhores móveis para o espaço. Dessa forma, é possível optar por itens que se adéquam ao cômodo e ajudam a manter a sala organizada.
Se o espaço é muito reduzido e é difícil encontrar móveis que se adaptem a ele, uma solução para a organização da sala é investir em móveis planejados.
Nesse caso, a mobília é feita de acordo com a metragem do espaço. Além disso, ela é pensada para aproveitar ao máximo o tamanho do cômodo.
Dessa forma, os móveis ficam bem distribuídos. Garantindo, assim, o fluxo de pessoas, evitando a sensação “atravancada” e mantendo a sala organizada.
Uma dica valiosa de como organizar a sala é escolher móveis multifuncionais. Com isso, o espaço é otimizado, já que a mobília pode ser utilizada para mais de um objetivo.
Por exemplo, baús podem ser utilizados como mesa de centro e também podem guardar objetos utilizados na sala, como mantas e almofadas.
Raques de tv com nichos para guardar itens, como livros, DVDs e outros pequenos objetos. Pufes que servem tanto como assento, apoio de pés e para guardar objetos.
No mercado existem diferentes modelos de móveis com mais de uma função. É possível encontrar a combinação de objetivos ideal para cada espaço e para as necessidades dos moradores da casa.
As crianças também precisam ter espaço em uma sala organizada. Por isso, é importante separar uma área onde elas possam brincar. Pensando em como organizar sala e os brinquedos das crianças, existem algumas opções.
Aposte em prateleiras mais baixas, para que os pequenos tenham a liberdade de pegar os brinquedos quando quiserem. Outra ideia é utilizar o espaço de armazenamento de baús e puffs para organizar os brinquedos.
Se o planejamento envolve não deixar os brinquedos à mostra, eles podem ser guardados em cestos ou caixas organizadoras e colocados em nichos específicos ou na parte de baixo de algum dos móveis.
A parte mais importante é ensinar as crianças a guardarem os brinquedos após usá-los. Dessa forma, elas ajudam a arrumar a casa e contribuem para deixar a sala organizada e agradável para todos.
Além de móveis do tamanho adequado e bem divididos no espaço, uma dica para organizar cômodos pequenos é optar por móveis mais altos.
Eles dão uma sensação de amplitude para a sala e liberam as áreas mais próximas do piso, o que favorece a circulação de pessoas.
Em relação à sensação de um espaço mais amplo, outras dicas vão ajudar a deixar a sala organizada.
A primeira é: investir em cores claras, tanto para as paredes, quanto para os móveis. Tons mais neutros criam uma sensação de amplitude no espaço, além de maximizar a iluminação do espaço.
Outra ideia é colocar espelhos na sala organizada. O reflexo do espelho nos passa a sensação de que o espaço é maior e também ajuda a iluminar o ambiente.
Aliás, a iluminação é muito importante para manter uma sala pequena organizada. Por isso, deve-se garantir que o espaço conte com a iluminação adequada, seja ela natural ou artificial.
Pontos de luz espalhados pelo teto, luminárias de parede e abajures mais altos são excelentes opções para quem precisa de mais luz e não conta com muito espaço disponível.
Não perca o nosso blog para ficar por dentro das tendências do mundo da decoração e dos nossos empreendimentos!
Deixe seu comentário