Casa ou apartamento: como escolher o melhor investimento

Quem não gostaria de multiplicar os ganhos ou garantir aquela renda extra no final do mês, não é mesmo? Por isso, aplicar dinheiro em algo rentável, como investir em imóveis, é um dos principais caminhos para conseguir alcançar esse objetivo. Uma casa ou apartamento pode ser a solução perfeita para fazer seu dinheiro render e aumentar os lucros.

Com tantos tipos de imóveis no mercado, encontrar o investimento ideal pode ser uma tarefa complicada para quem não está acostumado com o setor. Nesse caso é importante saber escolher o melhor imóvel, e é isso que vamos te ensinar hoje.

Se você quer entender como funciona o mercado imobiliário na hora de comprar um imóvel para investir e saber qual é a melhor opção para aumentar seus ganhos, continue a leitura. Vamos lá!

Como investir em imóveis?

Quando o assunto é mercado imobiliário, uma das principais dúvidas é como investir em imóveis sem correr altos riscos. Assim como qualquer outro tipo de investimento, é necessário estudar as constantes variações do mercado e estar sempre de olho no histórico e movimento do mercado.

Esse meio também nos oferece diferentes possibilidades de investimento. Uma das formas mais comuns de se investir e manter uma renda passiva é adquirir um imóvel e disponibilizá-lo para locação. Você pode buscar regiões promissoras ou empreendimentos na planta, por exemplo, que costumam custar menos no início da obra.

casa-ou-apartamento-na-planta

Além do famoso aluguel, outra forma de multiplicar seus ganhos é a valorização do imóvel. Este é considerado um investimento de médio e longo prazo, sendo uma ótima opção para quem pretende contar com esse dinheiro daqui a algum tempo.

Mas antes de entrar de cabeça e investir seu dinheiro em uma casa ou apartamento, é importante que você entenda o que é e como funciona o mercado imobiliário, evitando cair em golpes e procurando fazer o melhor negócio. Acompanhe.

Como funciona o mercado imobiliário?

De um modo geral este setor da economia é baseado na compra e venda de imóveis. O dinheiro utilizado para este fim é o que movimenta o que chamamos de mercado imobiliário, ou seja o meio onde se comercializam imóveis. Este é um dos ramos que mais cresce no Brasil e no mundo, sendo um dos mais promissores para quem deseja investir.

Nem todos sabem, mas o mercado imobiliário no Brasil está em um momento de expansão, se tornando ainda mais promissor quando o assunto é investimento. Por isso essa pode ser uma ótima opção para quem pretende aumentar os lucros.

O passo mais importante, antes mesmo de entrar nesse meio de investidores, é aprofundar seus conhecimentos no setor. Estude como andam as ofertas e demandas na sua região e analise se vale mais a pena comprar um imóvel na planta ou pronto para morar, por exemplo.

É normal que investir possa causar incertezas, afinal, é o seu dinheiro que está em jogo. É normal se perguntar se vale a pena comprar uma casa ou apartamento para investir e quais as vantagens que cada um deles pode oferecer. Confira.

casa-ou-apartamento-qual-o-melhor

Vale a pena investir em casa ou apartamento?

É cada vez maior o número de pessoas que decidem comprar uma casa ou apartamento para investir, visando o retorno financeiro à médio e longo prazo. Pensando por esse lado, se você nunca fez isso, pode ser interessante aproveitar as oportunidades da sua cidade e dar o primeiro passo como investidor no mercado imobiliário.

Por isso é importante analisar os pontos positivos e negativos de investir em uma casa ou apartamento, para assim escolher o melhor negócio para você. Confira.

Investir em casa

As casas ainda são as preferidas por muitas pessoas que decidem comprar um imóvel para investir. Normalmente elas oferecem mais espaço e por isso possuem um custo mais alto para quem decide morar de aluguel.

casa-ou-apartamento-casa

Mas como nem tudo são flores, o investimento inicial para quem decide comprar uma casa com esse objetivo também é mais alto. Além do valor, é preciso estar atento à segurança da região onde a casa está localizada e do terreno, como muros e portões.

Por isso se você não pode investir muito agora, apostar em uma casa pode não ser a melhor opção.

Investir em apartamento

Caso você procure algo mais acessível, uma ótima opção é buscar um apartamento para investir. Além de ser um tipo de imóvel mais seguro, ele costuma ter um valor mais baixo do que as casas. Vale lembrar que os apartamentos são cada vez mais procurados por casais, estudantes e famílias pequenas, especialmente em regiões centrais.

casa-ou-apartamento-apartamento

Claro que o valor de um imóvel depende muito do tamanho, vantagens e localização, mas em geral essa é a melhor escolha para quem procura um primeiro imóvel para investir. Além do mais, apartamentos podem ser bem vantajosos caso decida esperar pela valorização.

Escolher entre uma casa ou apartamento para investir é uma decisão importante. Analise as demandas da sua região e não deixe de nos acompanhar no Facebook e Instagram para ficar sempre por dentro das novidades.

Quer encontrar o seu apartamento ideal?

Preencha com os seus dados que a gente ajuda você.