Vai comprar imóvel? Veja as taxas para ficar de olho

Você prende comprar imóvel em breve? Então está na hora de conhecer um pouco mais sobre o mercado imobiliário e as taxas aplicadas para quem deseja entrar de cabeça nesse meio, seja para morar ou investir.

Se o seu caso pede um financiamento imobiliário, conhecer as taxas que são aplicadas e como conseguir os menores índices é de extrema importância. Desse modo você evita surpresas desagradáveis e consegue se planejar melhor para realizar este sonho sem passar aperto.

Quer saber como isso é possível? No post de hoje vamos falar tudo que você precisa saber sobre o mercado imobiliário e as taxas de juros antes de comprar imóvel. Confira.

Entenda o mercado imobiliário na hora de comprar imóvel

Este é um assunto muito falado em diferentes mídias, mas o que é mercado imobiliário? Por que pode ser importante para você conhecê-lo e entender como as coisas funcionam neste meio?

Este setor é baseado na compra e venda de imóveis. O dinheiro utilizado para este fim é o que movimenta o que chamamos de mercado imobiliário, ou seja o meio onde se comercializam imóveis. Este é um dos ramos que mais cresce no Brasil e no mundo, sendo um dos mais promissores para quem deseja investir (falaremos sobre investimentos mais adiante).

Se você pretende investir dinheiro neste setor ou planeja comprar imóvel para uso próprio, entender como funciona o mercado imobiliário é um assunto do seu interesse. Confira.

Comprar imóvel para morar

Quando falamos sobre o mercado imobiliário, grande parte das pessoas pensam que este não é um assunto relevante, já que pretendem comprar um imóvel apenas para morar. É aí que elas se enganam. Se você está em busca de uma casa ou apartamento para morar e chamar de seu, é muito importante saber como funciona o mercado imobiliário.

É preciso estar sempre atento às construtoras e imobiliárias que você entra em contato antes de fechar negócio. Muitas empresas agem de má fé ou não são totalmente sinceras com os clientes. Lembre-se que por lei todas as características do imóvel devem ser mostradas ao cliente antes da compra, inclusive as negativas.

Mas você já pensou em comprar imóvel para investir?

Comprar imóvel para investir

Nem todos sabem, mas o mercado imobiliário no Brasil está em um momento de expansão, se tornando ainda mais promissor quando o assunto é investimento. Por isso essa pode ser uma ótima opção para quem pretende aumentar os lucros.

É cada vez maior o número de pessoas que decidem comprar imóvel para investir, visando o retorno financeiro à médio e longo prazo. Pensando por esse lado, se você nunca fez isso, pode ser interessante aproveitar as oportunidades da sua cidade e dar o primeiro passo como investidor no mercado imobiliário. Mas é claro, para que isso possa dar certo é importante entender como funciona o mercado imobiliário para quem pretende adquirir um imóvel com esse objetivo.

O passo mais importante, antes mesmo de entrar nesse meio de investidores, é aprofundar seus conhecimentos no mercado imobiliário. Estude como andam as ofertas e demandas na sua região e analise se vale mais a pena comprar imóvel na planta ou pronto para morar, por exemplo.

Taxas do financiamento imobiliário

Se está pensando em fazer um financiamento imobiliário para conquistar a casa própria, você precisa entender um pouco sobre as taxas que são aplicadas no financiamento imobiliário. Dessa forma você consegue se planejar melhor e evitar problemas financeiros futuros. Confira.

Verifique a taxa Selic hoje

A taxa Selic é conhecida como a taxa mãe. Ela controla as alterações das mais diferentes taxas, seja para investimentos ou mesmo para financiamento, que é o foco deste tópico. Antes de fechar negócio, é importante que você pesquise como está a taxa Selic hoje. O valor é constantemente alterado, e por isso você deve estar sempre por dentro dessas variações. 

Saber em quanto está a taxa Selic hoje vai influenciar na taxa de juros que você irá pagar no seu financiamento. Quanto menor a Selic menores o juros, e vice-versa. Nos últimos anos estes números vêm caindo, facilitando para quem quer comprar imóvel com a contratação de financiamentos. 

Estude a taxa IPCA

Já ouviu falar em taxa IPCA? Esta é a sigla de índice Nacional de Preços ao Consumidor, que mede a famosa inflação. Este índice está atrelado à taxa Selic, ou seja, acompanha suas alterações. Quando a selic cai, a taxa IPCA acompanha seu movimento, caindo também.

Essa é uma das principais vantagens para quem pretende comprar imóvel. Quem optar pela contratação de um financiamento imobiliário com base na taxa IPCA enquanto a taxa Selic estiver em baixa, irá conseguir parcelas menores do que em outros cenários.

Conheça o tributo ITBI

Além das taxas relacionadas aos juros do financiamento, é importante que você conheça outros valores e despesas ligados à compra de um imóvel. O Imposto de Transferência de Bens Imóveis é uma taxa cobrada pelo município em todas as negociações que envolvem imóveis. Cada cidade tem um valor diferente, mas normalmente varia entre 1% a 3% do valor do imóvel.

Saiba o que é o Registro em cartório

O registro de compra de um imóvel deve ser feito em cartório e é necessário para poder alterar o nome do proprietário. O valor cobrado nesta taxa também varia de acordo com o estado. Você pode descobrir entrando em contato com o cartório ou no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB).

Está preparado para comprar imóvel? Agora que você conhece as principais taxas e como elas influenciam no financiamento imobiliário, está na hora de encontrar o seu novo apartamento. Conheça os lançamentos da Fontanive e realize o seu sonho! 

Quer encontrar o seu apartamento ideal?

Preencha com os seus dados que a gente ajuda você.