Investimento imobiliário: comprar imóvel na planta vale a pena?

Fazer um investimento imobiliário, como comprar imóvel na planta, é uma das principais formas de garantir renda extra todos os meses ou pensar em aumentar seu patrimônio a médio e longo prazo. Por isso é um dos tipos de aplicações financeiras mais utilizados atualmente.

Preparamos este post para te ajudar a entender como funciona o investimento imobiliário e quais são as vantagens de aplicar seu patrimônio na hora de comprar imóvel na planta. Confira.

Como funciona o investimento imobiliário na planta?

De um modo geral podemos dizer que existem dois principais métodos de investimento imobiliário quando se trata de comprar imóvel na planta. Existem outras formas de apostar no mercado imobiliário, que você pode conhecer no nosso post “Guia completo para investir no mercado imobiliário”.

Hoje vamos falar sobre duas situações: comprar imóvel na planta para alugar e para morar. Confira.

Comprar imóvel na planta para morar

Se você está pretendendo comprar imóvel na planta para morar e chamar de seu, é muito importante saber como isso pode ser um ótimo investimento imobiliário.

Quando alguém opta por comprar um imóvel para morar é importante estar atento à localização e características do imóvel pensando na sua valorização a longo e médio prazo. Outra opção viável é que depois de um tempo você pode partir para outro tipo de investimento imobiliário. Confira no próximo tópico.

Comprar imóvel na planta para alugar

Uma das formas mais comuns de se investir e manter uma renda passiva é comprar imóvel na planta para alugar. Esse pode ser o seu objetivo desde o momento da aquisição, ou pode ser uma opção caso não queira morar no imóvel depois de um tempo. 

Empreendimentos na planta, por exemplo, que costumam custar menos no início da obra, e com isso, após alguns anos certamente o imóvel será valorizado e você poderá cobrar mais pelo aluguel.

Vale a pena comprar imóvel na planta?

Mas afinal, você sabe por que comprar imóvel na planta e não um imóvel pronto? O que muda na hora de investir? Confira a seguir algumas vantagens que você só encontra se fizer um investimento imobiliário na planta. 

Valor do imóvel pode ser menor na negociação

O preço inicial para comprar imóvel na planta pode ser menor, o que pode significar parcelas ou valor de entrada mais baixos. Quando o imóvel estiver pronto valerá muito mais do que durante as obras, sendo mais vantajoso para venda ou mesmo aluguel.

Esse talvez seja um dos grandes diferenciais para quem busca por opções de imóveis mais acessíveis num primeiro momento. Os valores são menores na hora da compra e maiores posteriormente, garantindo um lucro ainda maior.

Você será o primeiro dono

Ao comprar apartamento na planta você terá a oportunidade de ser o primeiro morador e proprietário, e com isso poderá adaptar, personalizar e organizar como quiser. Caso não queira morar no imóvel, uma ótima opção que ajuda na valorização, é decorá-lo e disponibilizar um imóvel pronto para morar.

O imóvel tem grande potencial de valorização

As chances de grande valorização para quem opta comprar imóvel na planta são altas, o que pode significar verdadeiro benefício econômico para você futuramente.

Conforme as obras do apartamento da planta avançam, é comum que a região em torno do empreendimento também se desenvolva, ainda mais quando a procura pelos imóveis é alta. Isso reflete em mais serviços, comércios e toda a praticidade de regiões bem desenvolvidas.

Em muitos casos até mesmo os órgãos estaduais e municipais investem na região, contribuindo para serviços como pavimentação, escolas, unidades de saúde e mais. Por isso as chances do imóvel valorizar são grandes e o preço do metro quadrado pode ter um aumento significativo.

Facilidade de financiamento

Se você pretende morar no imóvel para vendê-lo ou alugar a longo prazo, é importante saber que você terá mais benefícios relacionados a forma de financiamento. Como os imóveis ainda estão em construção, será possível planejar a aquisição com mais tempo e menor comprometimento da sua renda.

Na maioria dos apartamentos na planta, as construtoras ou incorporadoras costumam criar condições especiais de financiamento durante o período de obras, permitindo ao comprador pagar parcelas menores enquanto o imóvel não é entregue. O lançamento de novos empreendimentos também permitem as construtoras disponibilizarem unidades no programa Minha Casa Minha Vida.

Apartamento mais bem conservado e projetado

Quando você decide comprar um apartamento na planta, sabe que o empreendimento ainda está em construção. Isso significa que as obras seguem um novo e mais moderno padrão construtivo do que havia há 20 ou 30 anos, por exemplo.

Novos materiais e novas tecnologias estão a disposição da construtora para que os imóveis sejam cada vez mais modernos, seguros, confortáveis e até mesmo mais bonitos, agregando mais valor ao imóvel.

Está pensando em comprar imóvel na planta para investir? Então que tal conhecer os lançamentos da Fontanive? Seu novo investimento está te esperando.

Quer encontrar o seu apartamento ideal?

Preencha com os seus dados que a gente ajuda você.