Blog

Blog sobre mercado imobiliário, dicas de decoração, informações sobre financiamento de imóveis e muito mais. Confira!

Como escolher uma construtora confiável na hora de comprar um apartamento?

Em 27/09/2018 - Blog da Fontanive, Dicas, Para morar
Como escolher uma construtora confiável na hora de comprar um apartamento?

Chegou o tão esperado momento de comprar um apartamento? Então, é hora de começar a pesquisar as opções ideais para a sua necessidade e, principalmente, para você não entrar em nenhuma negociação ruim.

E quando falamos em pesquisa, não estamos falando apenas em sair em busca do apartamento dos sonhos, mas também em ficar atento com relação ao grau de confiabilidade da construtora. Afinal, somente com as informações que você obtiver por meio dessa pesquisa, será possível avaliar questões como o compromisso com o prazo de entrega do empreendimento e a qualidade dos imóveis oferecidos.

Mas como saber se uma construtora é, de fato, confiável? Avaliando alguns pontos importantes, que nós listamos a seguir:

Anos de mercado

Avaliar os anos de atuação é uma ótima forma de analisar o nível de comprometimento e qualidade de uma construtora. Afinal, nenhuma empresa do ramo de construção consegue se manter por muitos anos no mercado sem prezar por um bom histórico junto aos seus clientes.

Homens trabalhando sobre uma planta

Metragem construída

De nada adianta ter vários anos de atuação, se a construtora não tiver experiência no ramo. Por isso, vale a pena também pesquisar quantos m² já foram construídos e, mais do que isso: qual o nível de satisfação das pessoas que já residem nos empreendimentos da construtora escolhida.

Histórico negativo

Com uma rápida pesquisa na internet é possível descobrir se existem muitas reclamações nos órgãos de defesa do consumidor relacionadas à construtora ou, ainda, se há notícias negativas divulgadas na mídia. Informações como essas podem ser essenciais para evitar que você entre em um mau negócio e tenha prejuízos financeiros.

Situação financeira

Acredite! Conhecer a situação financeira da construtora pode te livrar de muitos problemas. Sendo assim, certifique-se antes se a empresa não está endividada, principalmente, se o seu objetivo for comprar um apartamento na planta, pois essa condição pode implicar em atraso na entrega das chaves, utilização de materiais de má qualidade para a construção do empreendimento ou, em casos mais extremos de falência da empresa, até na não entrega do imóvel.

Homens utilizando equipamentos de proteção enquanto conversam

Certificações conquistadas

No ramo da construção, é muito comum que as empresas possuam certificações e prêmios, que são úteis para passar para você um importante panorama sobre a forma de atuação e outros valores da construtora.

Imóveis entregues

Para conferir o grau de confiabilidade de uma construtora, vale a pena visitar um empreendimento já finalizado. Assim, você terá a oportunidade de avaliar as condições dos imóveis e verificar os detalhes e acabamentos do apartamento, certificando-se, assim, se a qualidade oferecida pela construtora em questão corresponde às suas necessidades e se está de acordo com o que está sendo divulgado e vendido.

Relação com os clientes

Comprar um apartamento significa fazer um alto investimento e, é muito provável que, após dar início à negociação, você gostará de se manter informado a respeito do seu novo imóvel. Para garantir que essa comunicação acontecerá da forma mais fácil e cordial possível, certifique-se, antes de fechar o negócio, sobre a relação da construtora com os seus clientes e descubra se ela costuma oferecer todo o suporte necessário para os compradores de seus imóveis.

Homem apertando a mão de outro homem em uma obra.

Prazo de entrega

O sonho de comprar um apartamento pode se transformar em um pesadelo se a construtora não estiver verdadeiramente comprometida com os prazos de entrega divulgados e prometidos. Para evitar atrasos e decepções com o seu imóvel, pesquise o histórico de entregas da empresa e certifique-se de que há transparência com relação à evolução da obra.

Documentação regularizada

Uma construtora de confiança terá a documentação de seus imóveis regular e é, por isso que, dedicar um tempo para checar se o empreendimento teve a sua construção aprovada e está devidamente registrado no Cartório de Registro de Imóveis é fundamental. Essas informações são fornecidas facilmente pela prefeitura da cidade a qualquer cidadão e você não terá dificuldades em checá-las.

Homem trabalhando no projeto de uma planta.

Com 34 anos de atuação, mais de 500 mil m² em obras concluídas e certificações nas normas ISO 9001 e PBQP-H, a Fontanive é a construtora indicada para quem deseja comprar um apartamento em uma empresa de confiança e tradição. Nossos empreendimentos são construídos com equipamentos e matérias-primas de alta tecnologia e buscam, por meio de imóveis de excelência e baixo custo, oferecer total satisfação aos nossos clientes.

 

 Leia também:
– Como organizar as finanças e comprar um apartamento? 
– Apartamento na planta ou pronto pra morar: qual o melhor investimento? 
– As vantagens de um imóvel novo
– 5 pontos que devem ser avaliados antes de comprar um apartamento
– Investimento em imóveis: vantagens e desvantagens 

 

 

Deixe seu comentário

Posts relacionados

INCC: entenda como é calculado

INCC: entenda como é calculado

25/04/2022 Leia agora Seta
4 motivos para morar no centro de Curitiba

4 motivos para morar no centro de Curitiba

11/04/2022 Leia agora Seta